Mandela nos cuidados intensivos no quarto dia de internamento

Mandela nos cuidados intensivos no quarto dia de internamento
| Mundo
Porto Canal

O antigo presidente sul-africano Nelson Mandela está hoje pelo quarto dia num hospital de Pretória, onde se encontra nos cuidados intensivos devido a uma infeção pulmonar.

Mandela, de 94 anos, foi internado no sábado e a presidência sul-africana informou então que estava em estado "grave mas estável".

No país, a situação é vivida com orações e com uma crescente aceitação, por parte dos sul-africanos, de que o seu herói estará a aproximar-se do fim da vida.

"Ele está a receber tratamento nos cuidados intensivos", disse no domingo o porta-voz da presidência sul-africana, Mac Maharaj, que esteve preso com Mandela.

Mandela "permanece no hospital e o seu estado não mudou", informou a presidência.

A segurança em torno do hospital Mediclinic Heart, em Pretória, foi reforçada, com a polícia a montar um cordão de segurança em torno da entrada e a inspecionar veículos e peões.

Na segunda-feira, Mandela foi visitado no hospital pela ex-mulher Winnie Madikizela-Mandela e pela filha de ambos Zindzi.

A atual mulher de Mandela, Graça Machel, tem estado ao lado do ex-presidente desde que deu entrada no hospital.

As autoridades têm divulgado pouca informação sobre o estado de Mandela, mas o Nobel da Paz tem uma longa história de problemas pulmonares desde que foi diagnosticado com tuberculose em 1988.

Esta é a quarta hospitalização em sete meses do homem que é considerado um símbolo da paz e o pai da "Nação Arco-Íris".

O primeiro presidente negro da África do Sul, que liderou o combate contra o regime segregacionista do 'apartheid', faz 95 anos a 18 de julho.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.