Líder da distrital do PSD/Porto diz que IC35 será uma "realidade prioritária"

| Norte
Porto Canal / Agências

Penafiel, 06 fev (Lusa) - O presidente da distrital do Porto do PSD, Virgílio Macedo, assumiu hoje que a construção do IC35 "será uma realidade prioritária nos investimentos públicos realizados pelo Governo".

Em comunicado, o dirigente social-democrata sublinhou que o compromisso agora anunciado contraria as críticas feitas na quarta-feira pelo líder do PS no distrito, José Luís Carneiro.

Virgílio Macedo prometeu que as obras do IC35 (ligação de Penafiel a Entre-os-Rios) serão realizadas no âmbito do novo Quadro Comunitário de Apoio", o que, segundo o dirigente do PSD, também contraria a acusação de Carneiro.

Na quarta-feira, em conferência de imprensa realizada em Penafiel, o presidente da Federação do PS insurgiu-se contra a não inclusão daquele itinerário no plano de obras prioritárias para o Governo, no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio.

No comunicado social-democrata de hoje, Virgílio Macedo acusou o seu homólogo socialista de ter "algum esquecimento seletivo sobre o incumprimento histórico de compromissos assumidos pelos governos do PS no distrito.

O líder do PSD do distrito do Porto considerou que, "ao contrário do anterior Governo de José Sócrates, desde a primeira hora que o atual executivo considerou a construção do IC35 como obra prioritária, pese embora a escassez dos recursos".

Virgílio Macedo acrescentou que "as populações do Tâmega e Sousa podem ficar descansadas, pois o atual Governo jamais terá o comportamento dos anteriores governos socialistas".

O social-democrata insistiu que "a construção desta infraestrutura rodoviária será uma realidade".

Nas últimas semanas, vários autarcas da região, nomeadamente de Castelo de Paiva (PS) e de Penafiel (PSD/CDS), criticaram o facto de aquela acessibilidade, com cerca de 11 quilómetros, ligando os dois concelhos, não ter sido incluída no grupo de obras prioritárias escolhido pelo grupo de trabalho nomeado pelo Governo.

Em declarações à Lusa, os dois autarcas prometeram que vão levar o assunto ao primeiro-ministro, insistindo que a ligação atual está saturada por mais de 10.000 veículos por dia e com elevados níveis de sinistralidade.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Obra da Linha Rubi do metro corta rotunda Edgar Cardoso em Gaia durante dois anos

As obras da futura Linha Rubi (H) do Metro do Porto vão arrancar "em força" em Vila Nova de Gaia a partir de sexta-feira, cortando a rotunda Edgar Cardoso durante dois anos, revelou a transportadora esta segunda-feira.

Maior fabricante mundial de torres eólicas emprega mais de 1200 pessoas em Aveiro 

A empresa sul-coreana CS Wind vai inaugurar no dia 22 de maio uma nova unidade de produção na zona portuária de Aveiro. A nova infraestrutura do líder mundial de torres eólicas representou um investimento de 120 milhões de euros.

Queda da Farfetch não compromete construção da “Nova Califórnia” em Matosinhos

A Castro Group, empresa responsável pela criação do Fuse Valley, em Matosinhos, num investimento conjunto de 200 milhões de euros com a Farfetch, avança que o projeto está em fase final do processo de licenciamento do loteamento, aguardando aprovação “a qualquer momento”.