Bombeiros dizem que vítima em explosão de pirotecnia de Penafiel foi projetada 20 metros

| Norte
Porto Canal / Agências

*** Serviço áudio disponível em www.lusa.pt

Penafiel, 23 jan (Lusa) - A comandante em exercício dos Bombeiros de Entre-os-Rios, Isaura Rocha, disse à Lusa que o trabalhador de 42 anos que hoje morreu numa pirotecnia de Penafiel foi projetado pela explosão cerca de 20 metros.

"Dirigimo-nos para o paiol afetado, do qual já não resta muito, e deparámo-nos com o cadáver no chão, que tinha sido projetado cerca de 20 metros, completamente desfigurado", contou.

Falando junto às instalações da empresa de Rio Moinhos, Penafiel, Isaura Rocha acrescentou que a explosão foi sentida no quartel da corporação, situado a vários quilómetros de distância.

Quando os bombeiros chegaram ao local, "os trabalhadores da empresa estavam todos emocionados e em estado de choque", declarou a comandante.

Isaura Rocha explicou que o local da explosão é "onde se manuseia os explosivos mais perigosos".

Aludindo a informações que recolhera na empresa, confirmou que a vítima era muito experiente e que estava habituada a realizar aquela tarefa.

Para o local, acrescentou, foi chamada uma equipa de enfermeiros do INEM para prestar apoio psicológico aos familiares da vítima, nomeadamente à esposa e irmãos, também funcionários.

Questionada sobre as condições de funcionamento da pirotecnia, disse reunir "excelentes condições de segurança".

A explosão ocorreu cerca das 10:00. Para além da vítima mortal, não houve feridos.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Demolição da fachada do antigo Cinema de Ermesinde gera contestação da população

Por questões de segurança, a Câmara de Valongo avançou com a demolição da fachada do antigo Cinema de Ermesinde. A obra, contestada pela população, avançou devido aos problemas estruturais graves na fachada do edifício, que implicava riscos de segurança. No lugar daquele edifício vai nascer a Oficina Municipal das Artes e fonte da autarquia garantiu ao Porto Canal que a fachada histórica do edificado vai ser preservada.

Braga Romana com viagens de autocarro a um euro

A Braga Romana regressa à cidade minhota com um total de 72 horas de programação.

Urgência de Santo Tirso esteve encerrada de noite porque médico de serviço faltou

A urgência básica do hospital de Santo Tirso não funcionou entre as 0h00 e as 8h00 desta terça-feira, porque o médico que deveria estar de serviço faltou, disse fonte da Unidade Local de Saúde do Médio Ave.