Manuel Fernandes só pensa em "ganhar todos os jogos"

| Desporto
Porto Canal com Lusa

O futebolista Manuel Fernandes garantiu esta segunda-feira que Portugal encarará todos os jogos do Mundial2018 com o único pensamento na vitória, considerando que uma atitude diferente é abrir a porta ao desaire.

Atualizado 11-06-2018 15:49

"Seria importante Portugal começar este campeonato a pontuar, mas acima de tudo pensar que temos a possibilidade de ganhar o jogo [na sexta-feira frente à Espanha em Sochi]. Se formos para o encontro inaugural a pensar e jogar para empatar - coisa que Portugal não faz -, a derrota será mais provável", avisou.

O atleta do Lokomotiv de Moscovo foi perentório na ambição: "O nosso objetivo será vencer todos os jogos do grupo e a partir daí veremos o que fazer mais lá para a frente".

O médio assume que a estreia é "muito importante" para a carreira da seleção, até porque um êxito "reforçará mentalmente" o conjunto liderado por Fernando Santos, que defrontará ainda Marrocos a 20 de junho em Moscovo e o Irão de Carlos Queiroz a 25 em Saransk.

Do outro lado vai estar a Espanha, campeã do Mundo em 2010 e da Europa em 2008 e 2012 e agora treinada pelo ex-portista Julen Lopetegui.

"Não sei se trará algum benefício [defrontar na estreia uma equipa poderosa], porém é um jogo muito importante e podemos sair muito reforçados frente a uma equipa candidata a ganhar o mundial e também o grupo", disse.

Manuel Fernandes deseja triunfos e, preferencialmente, deixando uma boa imagem, mas, tendo de escolher, não tem dúvidas: "A imagem também é importante, no entanto o resultado é mais. Preferimos jogar bem e vencer, mas se não for o caso fico com o resultado, pois vitórias morais não dão muita coisa".

O atleta, que teve uma experiência no Valência espanhol, garante que o rival ibérico "tem bastante respeito" por Portugal e considera que vai manter a sua filosofia de jogo "com muita posse de bola".

"É um grupo difícil. A Espanha é teoricamente a mais forte, porém Marrocos e Irão chegam cá com registos quase imaculados. Seria um erro não dar muito valor a essas seleções. A Espanha é muito forte e séria candidata a ganhar o Mundial, contudo teremos a mesma seriedade em campo com Marrocos e Irão", avisou.

Confesso adepto do futebol do espanhol Iniesta, Manuel Fernandes valoriza os 23 portugueses e garante que "não escolheria nenhum especial para jogar pela seleção" lusa.

O atleta de 32 anos sabe que será complicado ser titular, mas espera poder ajudar Portugal, socorrendo-se da sua polivalência no meio campo.

"Será difícil. Provavelmente o meio campo é o setor da seleção mais difícil para jogar. Tenho as mesmas chances dos meus colegas, mas será muito difícil integrar o onze inicial", concluiu.

+ notícias: Desporto

FC Porto: O Olival tem Boavista

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar durante a manhã desta quarta-feira, no Olival, onde continua a preparar o dérbi da penúltima jornada da Liga, frente ao Boavista, agendado para as 20h30 de domingo no Estádio do Dragão (Sport TV).

Reviravolta épica em Madrid. Real marca presença em 18.ª final da Champions

O Real Madrid venceu esta quarta-feira o Bayern de Munique na meia-final da Liga dos Campeões com dois golos tardios. O clube espanhol garante assim presença na 18.ª final da história do emblema na competição.

FC Porto: Já é conhecido o árbitro para o jogo frente ao Boavista

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Artur Soares Dias para arbitrar o jogo entre o FC Porto e o Boavista, agendado para o próximo domingo, às 20h30 (Sport TV), no Estádio do Dragão, referente à 33.ª e penúltima jornada do campeonato.