Manifestantes na Ucrânia impedem avanço da polícia com "escudo" de fogo

Manifestantes na Ucrânia impedem avanço da polícia com "escudo" de fogo
| Mundo
Porto Canal

Os manifestantes ucranianos impediram esta madrugada o avanço da polícia no centro de Kiev com um imponente "escudo" de fogo, que alimentavam com madeira, pneus e destroços de veículos carbonizados.

"Não temos medo. Esta é a nossa revolução. Resistiremos até ao fim, mas não somos fascistas, como diz o Governo. Queremos uma vida normal, com trabalho e filhos, e não uma ditadura", disse um dos manifestantes, Vladimir, que trabalha na construção, citado pela agência Efe.

Os manifestantes, na sua maioria jovens, lançavam esta noite cocktails molotov, pedras e outros objetos contra a polícia, que se encontrava do outro lado das chamas e tentava apagar o fogo com a ajuda de camiões de água.

Nem a morte de cinco manifestantes, segundo dados da oposição ucraniana, nem as baixas temperaturas, que rondam os 10 graus negativos, demoveram os manifestantes. Alguns pedem a ajuda do Ocidente, inclusivamente militar, já que temem que as autoridades recorram à força para terminarem os protestos depois da declaração do estado de emergência.

A oposição ucraniana deu 24 horas ao governo para responder às suas reivindicações, que incluem a convocação de eleições antecipadas.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.