UE e NATO condenam escalada de violência em Kiev

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 22 jan (Lusa) -- A Alta Representante para a Política Externa da União Europeia, Catherine Ashton, e o secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, condenaram hoje a escalada de violência em Kiev, onde novos confrontos entre manifestantes e autoridades fizeram vítimas mortais.

"Condeno veementemente a escalada de violência esta noite em Kiev", disse Ashton, em comunicado, sublinhando que o relato da morte de pelo menos dois manifestantes "é uma fonte de extrema preocupação.

Também Rasmussen se disse "extremamente preocupado com os dramáticos desenvolvimentos na Ucrânia e os relatos de várias mortes em Kiev", acrescentado condenar o uso de violência.

"A violência nunca pode ser a resposta a uma crise política", adiantou.

Ambos os responsáveis apelaram ao diálogo entre as partes e ao fim da violência na Ucrânia.

Por seu lado, o Governo de Washington revogou os vistos a vários ucranianos alegadamente envolvidos na violência em Kiev.

Pelo menos duas pessoas morreram durante confrontos entre a polícia e manifestantes na Ucrânia, tendo havido uma escalada na violência após dois meses de protestos contra a recusa do Governo ucraniano de assinar uma parceria com a União Europeia, alegadamente cedendo a pressões de Moscovo.

IG // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Português arrisca pena de prisão por tentar introduzir imigrantes ilegais em Espanha

Um homem de 60 anos de idade, de nacionalidade portuguesa, arrisca uma pena de prisão de sete anos por tentar introduzir ilegalmente em Motril, Espanha, dois imigrantes marroquinos ilegais em março de 2019, informou o El Debate.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.