Escolas fecharam mais cedo em Alijó por precaução devido ao gelo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Alijó, Vila Real, 27 fev (Lusa) -- As escolas do concelho de Alijó encerraram hoje de tarde e os alunos regressaram mais cedo a casa como medida de precaução devido à acumulação de gelo nas estradas, disse fonte da autarquia.

O vice-presidente da Câmara de Alijó e responsável pela Proteção Civil, Vítor Ferreira, disse à agência Lusa que as previsões apontam para temperaturas baixas, principalmente a partir do meio da tarde de hoje, e, como medida de precaução, o município decidiu encerrar as escolas da sede do concelho, do Pinhão e as primárias espalhadas por algumas aldeias.

Trata-se, explicou, de uma medida preventiva devido à possibilidade de acumulação de gelo nas estradas, que poderia trazer dificuldades acrescidas na passagem dos transportes escolares.

Vítor Ferreira referiu que foram também avisadas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para que antecipem o apoio domiciliário aos seus utentes.

O responsável relatou que os meios da autarquia e dos bombeiros estão no terreno, preparados para intervir e dar todo o apoio necessário e adiantou ainda que está a ser espalhado sal pelas estradas.

Esta manhã começou a chover em alguns concelhos de Vila Real, inclusive na cidade capital de distrito, em alguns casos uma chuva acompanhada de granizo e de neve.

As temperaturas baixaram significativamente comparativamente com o dia de segunda-feira.

Bragança, Guarda e Vila Real, estão sob aviso laranja (o segundo mais grave) devido à queda de neve.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a queda de neve acima dos 400 ou 600 metros deixa os distritos de Bragança e Vila Real sob aviso laranja entre as 18:00 de hoje e as 06:00 de quarta-feira.

PLI // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Demolição da fachada do antigo Cinema de Ermesinde gera contestação da população

Por questões de segurança, a Câmara de Valongo avançou com a demolição da fachada do antigo Cinema de Ermesinde. A obra, contestada pela população, avançou devido aos problemas estruturais graves na fachada do edifício, que implicava riscos de segurança. No lugar daquele edifício vai nascer a Oficina Municipal das Artes e fonte da autarquia garantiu ao Porto Canal que a fachada histórica do edificado vai ser preservada.

Urgência de Santo Tirso esteve encerrada de noite porque médico de serviço faltou

A urgência básica do hospital de Santo Tirso não funcionou entre as 0h00 e as 8h00 desta terça-feira, porque o médico que deveria estar de serviço faltou, disse fonte da Unidade Local de Saúde do Médio Ave.

Despiste seguido de capotamento faz dois feridos na A7 na Póvoa de Varzim

Duas pessoas sofreram ferimentos, ao início da tarde desta terça-feira, na sequência de um despiste seguido de capotamento na autoestrada A7 na freguesia de Balazar, no concelho da Póvoa de Varzim, apurou o Porto Canal.