Madeira fecha escola no Curral das Freiras e continua com aeroporto condicionado

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 27 fev (Lusa) - A escola da Seara Velha, na freguesia do Curral das Freiras, em Câmara de Lobos, foi hoje encerrada devido ao aumento do caudal de uma ribeira, por "questões de precaução e de segurança", segundo o Governo da Madeira.

"Devido à situação meteorológica que causou chuvas abundantes e fez subir o leito do ribeiro que se encontra junto à escola da Seara Velha, decidiu-se pedir aos pais que recolhessem os alunos como forma única de precaução e de segurança para a comunidade escolar", explicou à Lusa o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho.

O mau tempo que está a afetar o arquipélago da Madeira desde segunda-feira motivou a queda de árvores.

No hotel do Santo da Serra, concelho de Santa Cruz, uma árvore de grande porte caiu sobre a unidade turística, provocando danos materiais na estrutura e em quatro viaturas de clientes, informou fonte da unidade hoteleira.

Em termos da operação aeroportuária, estão já cancelados quatro voos que deveriam aterrar na ilha da Madeira (vindos de Lisboa e Porto) e outros quatro divergiram para Faro e Porto. Ainda assim, uma aeronave proveniente de Zurique conseguiu aterrar esta manhã.

O presidente da Proteção Civil Regional, José Dias, referiu que as ocorrências são essencialmente quedas de árvores e lembrou que a situação de mau tempo terá tendência a acalmar.

"O que se projeta é que a seguir à hora do almoço, por volta das 13:00, haja uma diminuição significativa da precipitação", disse.

O vento forte na zona do aeroporto (Santa Cruz) chegou a ter uma rajada aos 113 quilómetros por hora, registada pela estação que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera tem no local.

O IPMA elevou para vermelho o aviso de vento e chuva para as zonas montanhosa, em vigor até ao final da noite. Para a chuva o aviso está ativo no restante território até às 15:00.

Devido à agitação marítima, a Câmara Municipal do Funchal "procedeu ao encerramento temporário do passeio marítimo da praia Formosa, entre a praia Formosa e a ribeira dos Socorridos", com a autarquia a recomendar a toda a população que mantenha, ao longo do dia, "uma distância de segurança para a orla costeira".

Também a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais informou hoje "que todos os espaços de utilização pública sob gestão do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), jardins, incluindo o Jardim Botânico", foram encerrados devido às condições meteorológicas.

Também os percursos recomendados pelo instituto madeirense estão encerrados desde segunda-feira.

A Zona Marítima da Madeira, por seu turno, salientou que o "auge" do mau tempo acontecerá durante o dia e noite de quarta-feira e a madrugada de quinta-feira, continuando o tempo "adverso" até domingo (04 março).

A autoridade lançou um alerta para toda a comunidade marítima que se encontre no mar, para que regresse com urgência ao porto de abrigo mais próximo.

JYCA (AMB) // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.