Sapadores de Lisboa registaram mais uma centena de ocorrências entre as 00:00 e as 07:00

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 dez (Lusa) -- Mais de uma centena de ocorrências foi registada desde as 00:00 e até às 07:00 pelo Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa, a maioria quedas de árvores e de estruturas, segundo uma fonte da corporação.

"Desde as 00:00 e até às 07:00 de hoje registámos 122 ocorrências, sendo que 51 são quedas de árvores e 25 quedas de infraestruturas", disse à Lusa uma fonte dos Sapadores.

De acordo com a mesma fonte, foram ainda registadas sete inundações em espaços privados e oito em espaços públicos.

"Não foram registados acidentes graves, nem feridos na sequência das ocorrências", disse a mesma fonte, acrescentando que os pedidos diminuíram entretanto devido à melhoria do estado do tempo.

Em declarações à Lusa hoje de manhã, uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa tinha dado conta de mais de 300 ocorrências entre as 00:00 e as 06:30, sendo a maioria quedas de árvores e estruturas.

"Registámos depois das 00:00 mais de 300 ocorrências que contaram com 1.200 operacionais, com o auxílio de 338 veículos. Entre estes operacionais estiveram envolvidos, bombeiros, PSP, GNR, veículos de reboque e assistência e Infraestruturas de Portugal", adiantou a mesma fonte.

No que diz respeito ao distrito do Porto, uma fonte do CDOS disse à Lusa que desde as 00:00 foram registadas mais de 200 ocorrências sobretudo de quedas de árvores e estruturas e pequenas inundações.

"Entretanto, ao longo da noite com a melhoria do estado do tempo diminui também o número de ocorrências", disse a mesma fonte, salientando "não ter havido registo de vítimas, nem casas desalojadas, nem situações de desalojados".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha previsto que a partir das 03:00 a tempestade Ana começasse a perder intensidade e a dissipar-se.

De acordo com o Instituto, para hoje está prevista uma descida das temperaturas, aguaceiros, diminuindo de frequência e intensidade, possibilidade de trovoada e granizo e queda de neve acima de 800 metros.

Mais de 9.300 operacionais da Proteção Civil, incluindo bombeiros, elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal (INEM) e Guarda Nacional Republicana (GNR), estão destacados desde o início de domingo por causa da passagem pelo continente da tempestade Ana.

A queda de uma árvore provocou uma vítima mortal, uma mulher de 45 anos, em Marco de Canavezes, no domingo.

DD (FV/JRS/FP) // SB

Lusa/fim

+ notícias: País

Sexta-feira de sorte grande? Confira a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira.

Euromilhões. Três apostadores vencem prémio superior a 200 mil euros

O segundo prémio do Euromilhões, no valor de 231.778,99 euros, saiu a três apostadores que registaram o boletim fora de Portugal, segundo consulta no departamento de jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".