Dominado fogo em Vila Nova de Paiva, distrito de Viseu

| País
Porto Canal com Lusa

O incêndio que lavra desde a tarde de sábado no concelho de Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu, foi dado como dominado durante a madrugada de hoje, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

O fogo, que deflagrou na freguesia de Vila Cova à Coelheira, entrou em fase de resolução (sem perigo de propagação para além do perímetro já atingido) pelas 05:40, disse fonte da Proteção Civil à agência Lusa.

Apesar de dado como dominado, ainda mobilizava 81 operacionais e 29 meios terrestres, de acordo com o 'site' da Proteção Civil.

Pelas 06:15 estavam ativos mais três fogos incluídos na categoria de ocorrências importantes da Proteção Civil.

Um deles deflagrou na noite de sexta-feira na localidade de Castanheira, na freguesia de Fajão-Vidual, no concelho de Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, e continuava a mobilizar àquela hora o maior número de meios: 645 homens e 193 viaturas no combate a quatro frentes.

Este incêndio levou à ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil na tarde de domingo, tendo causado ainda o corte de vias, nomeadamente da Estrada Nacional 344 entre Castanheira e Cepos e da Estrada Municipal 508 entre Paroselos e Selada de Eiras.

Já o fogo que lavra na localidade de Amenda, freguesia de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, no concelho de Ourém, no distrito de Santarém, era combatido por 257 homens, apoiados por 75 viaturas, por volta das 06:15, altura em que as chamas avançavam em três frentes.

O incêndio no concelho de Celorico de Basto, no distrito de Braga, que também lavra desde a tarde de domingo, contava, pela mesma hora, com 42 operacionais e 14 meios terrestres no terreno.

+ notícias: País

Governo apresenta plano de emergência para a saúde dentro de duas semanas

O primeiro-ministro afirmou esta quarta-feira que dentro de duas semanas irá apresentar o programa de emergência para a saúde, com especial foco na recuperação de cirurgias, na obstetrícia e nas respostas no âmbito da medicina familiar.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.