Dois Canadair acionados para combate ao fogo da Pampilhosa da Serra

Dois Canadair acionados para combate ao fogo da Pampilhosa da Serra
| País
Porto Canal com Lusa

Dois aviões Canadair foram esta segunda-feira mobilizados para o combate ao incêndio na Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, que às 08h30 era o fogo que mobilizava mais meios, adiantou à Lusa o comandante Carlos Pereira.

De acordo com Carlos Pereira, da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), foi mobilizado também um helicóptero Kamov para o incêndio de Celorico de Basto, no distrito de Braga.

"Neste momento, temos quatro incêndios ativos: o da Pampilhosa da Serra (Coimbra), Castro Daire (Viseu), Ourém (Santarém) e Celorico de Basto (Braga). Hoje de manhã foram ativados dois Canadair para a Pampilhosa e um helicóptero Kamov foi acionado para Celorico", adiantou, cerca das 08:30.

O comandante Carlos Pereira adiantou também que não há para já aldeias em risco, nem feridos.

"No que diz respeito às estradas nacionais, não temos também notícia de que haja alguma cortada. Poderá eventualmente haver alguma municipal, mas não temos conhecimento", disse.

Às 08:30, continuava por dominar e com quatro frentes ativas o incêndio que deflagrou na sexta-feira na localidade de Castanheira, na freguesia de Fajão-Vidual, no concelho de Pampilhosa da Serra, mobilizando 646 operacionais, com o apoio de 194 veículos.

Também a preocupar, mas já em fase de resolução, estava o incêndio que deflagrou na localidade de Amenda, freguesia de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, no concelho de Ourém. No local continuam 233 operacionais, com o apoio de 69 veículos.

Por dominar continua também o incêndio no concelho de Celorico de Basto, que também lavra desde a tarde de domingo e que contava, pela mesma hora, com 48 operacionais e 16 meios terrestres no terreno.

A Proteção Civil dava ainda conta de dois incêndios no concelho de Castro Daire, que mobilizavam duas dezenas de operacionais.

+ notícias: País

Turismo português no Brasil cresce 13,8% nos primeiros quatro meses do ano

O número de portugueses que visitaram o Brasil nos primeiros quatro meses do ano cresceu 13,8% em comparação com o mesmo período de 2023, indicaram as autoridades brasileiras.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.