Alemanha: BE diz que resultado é "um enorme sinal de alerta" sobre situação europeia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Montijo, Setúbal, 25 (Lusa) - A coordenadora do BE afirmou hoje que o resultado das eleições na Alemanha é "um enorme sinal de alerta" sobre a situação europeia, considerando que a extrema-direita cavalga o descontentamento das pessoas pela falta de resposta do centrão.

A chanceler alemã, Angela Merkel, venceu as eleições de domingo com 33% dos votos, tendo em segundo lugar ficado o Partido Social-Democrata (SPD), que já anunciou que não vai renovar a coligação anterior e em terceiro lugar a extrema-direita (AfD), com 12,6% dos votos, sendo a primeira vez, em 60 anos, que um partido à direita dos conservadores entra no parlamento alemão.

"Os resultados das eleições na Alemanha são um enorme sinal de alerta, se é que precisávamos de mais algum, sobre a situação na Europa", respondeu aos jornalistas Catarina Martins, à margem de uma ação de campanha autárquica, no Montijo, distrito de Setúbal.

O centrão, na opinião de Catarina Martins, "não dá resposta à expectativa de vida das pessoas" e "esse descontentamento está a ser cavalgado pela extrema-direita, o que é muito preocupante".

"De facto, a precarização do trabalho, o facto de gerações não verem capacidade de terem estabilidade na sua vida - mesmo na Alemanha, a grande beneficiária do Euro - faz com que a extrema-direita possa cavalgar o descontentamento e crescer", avisou.

Segundo a líder bloquista, se "na Alemanha não há o problema de desemprego que há noutros países, como por exemplo, em Portugal, há o problema da enorme precarização do trabalho".

"Isto demonstra a necessidade de uma alternativa verdadeira na Europa, que deixe este modelo neoliberal de privatização de serviços públicos, precarização do trabalho, que de facto está a destruir qualquer possibilidade de paz e coesão na Europa", defendeu.

JF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.