Alemanha: Merkel vai negociar com SPD, liberais e Verdes

| Política
Porto Canal com Lusa

Berlim, 25 set (Lusa) -- A chanceler alemã, Angela Merkel, que venceu as legislativas de domingo sem maioria, afirmou hoje que vai manter conversações para uma coligação com o Partido Liberal (FDP), os Verdes e o Partido Social-Democrata (SPD).

Citada pela Deutsche Welle, Merkel, que falava numa conferência de imprensa em Berlim, frisou que a Alemanha precisa de um Governo estável e que essa também é uma responsabilidade dos outros partidos.

A União Democrata-Cristã (CDU) de Merkel, no poder há 12 anos, venceu as legislativas de domingo, mas sem maioria, o que a obrigará a negociações para uma coligação.

Martin Schulz, líder do SPD, parceiro de coligação da CDU nos últimos quatro anos, afirmou no domingo que não pretende voltar a coligar-se com a CDU, ficando nos próximos quatro anos na oposição.

MDR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Pedro Nuno dá “apoio inequívoco” do PS à decisão do Governo sobre novo aeroporto de Lisboa

O secretário-geral do PS manifestou esta terça-feira o “apoio inequívoco” à decisão do Governo de seguir a recomendação da Comissão Técnica Independente (CTI) sobre a localização do novo aeroporto em Alcochete, tema sobre o qual diz ter havido articulação.

Retoma do mandato da deputada do BE eleita pelo Porto aprovada por unanimidade

A Comissão de Transparência aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a retoma de mandato da dirigente e deputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias, que tinha suspendido temporariamente as suas funções no parlamento devido a uma intervenção cirúrgica.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.