Retoma do mandato da deputada do BE eleita pelo Porto aprovada por unanimidade

Retoma do mandato da deputada do BE eleita pelo Porto aprovada por unanimidade
Porto Canal
| Política
Porto Canal / Agências

A Comissão de Transparência aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a retoma de mandato da dirigente e deputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias, que tinha suspendido temporariamente as suas funções no parlamento devido a uma intervenção cirúrgica.

Esta decisão da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados tem efeitos a partir de segunda-feira passada, dia 13 de maio.

Em 8 de abril passado, Marisa Matias, que encabeçou a lista do Bloco de Esquerda pelo círculo do Porto nas últimas eleições legislativa, foi substituída na bancada do seu partido por Isabel Pires.

Com o seu regresso à Assembleia da República, Marisa Matias vai também retomar as funções de vice-presidente do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, lugar que estava a ser desempenhado provisoriamente por Joana Mortágua.

Marisa Matias foi sucessivamente eleita eurodeputada nas eleições para o Parlamento Europeu de 2009, 2014 e 2019. Nas duas últimas, em 2014 e 2019, foi cabeça de lista pelo BE ao Parlamento Europeu.

Natural de Coimbra, com mestrado e doutoramento em sociologia, Marisa Matias foi candidata nas eleições presidenciais de 2016 e 2021, e integra o Secretariado, a Comissão Política e a Mesa Nacional do Bloco de Esquerda.

+ notícias: Política

OE2025. Pedro Nuno Santos confirma abstenção do PS e viabiliza documento

Pedro Nuno Santos anunciou, esta quinta-feira, que o PS vai viabilizar o Orçamento do Estado (OE) para 2025 com a sua abstenção,, evitando a possibilidade de eleições antecipadas. O secretário-geral do Partido Socialista sublinhou que vai propor a abstenção na votação do documento à Comissão Política do PS, admitindo que a "política exige escolhas difíceis".

OE2025. PSD defende que “ganha Portugal” com “viabilização total” pelo PS

O líder parlamentar do PSD considerou esta quinta-feira que a proposta do secretário-geral do PS de viabilizar o Orçamento do Estado para 2025, na generalidade e na votação final global, “é responsável” e representa uma vitória para Portugal.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.