Alemanha: Juncker apela a Governo "forte"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 25 set (Lusa) -- A União Europeia necessita "mais do que nunca" de um Governo alemão forte para enfrentar desafios, disse hoje um porta-voz da Comissão Europeia, questionado sobre os resultados das legislativas de domingo, na Alemanha.

"O presidente [Jean-Claude] Juncker reitera a sua convicção de que, à luz dos importantes desafios mundiais, a Europa necessita mais do que nunca de um Governo alemão forte", disse Margaritos Schinas, citando uma carta envidada à chanceler Angela Merkel pelo líder do executivo europeu.

A chanceler alemã venceu as eleições de domingo com 33% dos votos, menos que os 41,5% conseguidos há quatro anos e prepara-se para cumprir o seu quarto mandato.

Em segundo lugar, com 20,5%, ficou Partido Social-Democrata (SPD), liderado pelo ex-presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, e que já anunciou que pretende ser oposição, não renovando a coligação anterior.

Em terceiro lugar ficou a extrema-direita (AfD), com 12,6% dos votos, sendo a primeira vez, em 60 anos, que um partido à direita dos conservadores entra no parlamento alemão.

IG // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

“Esta gente perdeu a cabeça”. Imagens de bebé deitado no chão em concerto de Taylor Swift 'incendeia' redes sociais

Imagens de um bebé deitado no chão, nas filas da frente de um dos concertos de Taylor Swift, em Paris, está a provocar uma onda de revolta nas redes sociais.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.