"Velha" Pescanova denuncia "nova" em tribunal por afastamento de administradores

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Madrid, 28 jun (Lusa) -- A "velha" Pescanova S.A. anunciou hoje em Madrid que vai denunciar na justiça a decisão da Nueva Pescanova, onde tem uma participação de 1,65 %, de afastar os seus dois representantes na administração desta última empresa.

A empresa enviou uma informação à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) espanhola para dar conta da sua intenção de "voltar novamente aos tribunais para defender os seus interesses".

A "velha" Pescanova defende que a decisão da Nueva (Nova: em português) Pescanova de cessar o mandato dos seus dois administradores, aprovada na terça-feira, "elimina um dos principais canais de comunicação entre as duas empresas, o que só pode redundar em prejuízos para ambas".

A Nueva Pescanova justifica a saída destes administradores com o aumento de capital aprovado em abril, que provocou a diluição da percentagem controlada pela "velha" de 20% para 1,65%.

A recapitalização da empresa também foi censurada pela "velha" Pescanova, que já avançou que irá recorrer da decisão na justiça.

Depois de ter aprovado um aumento de capital, a Nueva Pescanova prevê investir um total de 125 milhões de euros, o que inclui o seu novo centro de investigação e desenvolvimento chamado Pescanova Biomarine Center, assim como a renovação da sua frota.

Após vários anos em processo de pré-falência, o grupo foi reestruturado em 2015 com a divisão em duas empresas: a Nueva Pescanova que pertence à banca e aglutina a parte produtiva, e a "velha" Pescanova, propriedade dos antigos acionistas.

Esta reestruturação foi aprovada em 2014 pelos principais credores da antiga Pescanova, que assim evitaram que a empresa fosse liquidada.

O grupo Nueva Pescanova é uma multinacional especializada na captura, cultivo, produção e comercialização de produtos do mar e tem a sua seda na Comunidade Autónoma da Galiza, em Espanha.

A empresa foi fundada em 1960 e emprega atualmente mais de 12.000 pessoas em 27 países.

FPB // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.