Governo espanhol não receia moção de censura do Podemos com vitória de Sánchez

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Madrid, 22 mai (Lusa) -- O porta-voz do Governo espanhol assegurou hoje, em Madrid, que o executivo não está preocupado com a possibilidade do PSOE, liderado agora por Pedro Sánchez, apoiar a moção de censura apresentada pelo partido de extrema esquerda Podemos.

"É importante que o PSOE se ponha do lado da governabilidade em Espanha. Temos uma responsabilidade muito importante que é manter o crescimento económico", disse Méndez de Vigo.

Em resposta a uma pergunta sobre se receava que a moção de censura do Podemos pode agora ser bem-sucedida com a vitória de Pedro Sánchez para secretário-geral do PSOE, o porta-voz recordou que foi o próprio líder daquele partido de extrema-esquerda, Pablo Iglesias, que reconheceu que a iniciativa não tinha possibilidade de ser aprovada.

A coligação parlamentar de extrema-esquerda espanhola Unidos Podemos apresentou na sexta-feira oficialmente uma moção de censura ao Governo de direita de Mariano Rajoy, avançando como candidato ao lugar o nome de Pablo Iglesias.

Os partidos com maior representação no parlamento espanhol já afastaram a possibilidade de apoiarem a moção de censura, entre eles o PSOE.

Mesmo quando era ainda apenas candidato a secretário-geral do PSOE, Pedro Sánchez demarcou-se da iniciativa do Podemos, afirmando que teriam de ser os socialistas a liderar uma eventual moção de censura ao Governo.

O ex-secretário-geral do PSOE Pedro Sánchez ganhou as "primárias" dos socialistas realizadas no domingo, com mais de 50 % dos votos dos militantes socialistas, no que poderá significar uma viragem à esquerda daquele partido.

Sánchez ganhou em todas as comunidades autónomas espanholas, com exceção da Andaluzia, onde venceu a candidata do "aparelho" Susana Díaz, e País Basco, onde o mais votado foi Patxi López.

FPB // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.