Aproveitamento sem desperdício do sangue é a melhor forma de homenagear dadores

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 mar (Lusa) -- O aproveitamento máximo e sem desperdício do sangue doado pelos portugueses é a melhor forma de homenagear o dador, cujo dia nacional se assinala segunda-feira, disse à Lusa o presidente do Instituto Português de Sangue e Transplantação (IPST).

Almeida e Sousa sublinhou que "as reservas de sangue em Portugal, designadamente do IPST, são estáveis e estão dentro do necessário para satisfazer as necessidades".

"Todos os parâmetros de segurança, em tempos de reserva, estão dentro do que é mais que aceitável", adiantou, recordando que "todos os dias há colheitas de sangue em Portugal e as reservas estão sempre a ser repostas".

A propósito do Dia Nacional do Dador de Sangue, que se assinala segunda-feira, Almeida e Sousa considerou que a melhor forma de assinalar esta data é "homenagear os dadores de sangue, pela sua dádiva altruísta, benévola e solidária".

"Queremos evidenciar oficialmente este reconhecimento e respeito pela dádiva de sangue", adiantou Almeida e Sousa, para quem "o respeito pela dádiva de sangue começa exatamente pelo aproveitamento máximo e sem desperdício do sangue que é doado pelos portugueses".

Um dos objetivos do instituto é precisamente "evitar que haja desperdício de sangue, que seja maximizado o seu aproveitamento. Esta é a forma mais objetiva de fazer esse reconhecimento, do respeito pela dádiva de sangue dos portugueses".

Almeida e Sousa pretende que esta homenagem seja "complementada com a lembrança do próprio movimento associativo ligação à dádiva generosa e anónima em Portugal".

"É um movimento forte em Portugal, há dezenas e dezenas de associações de dador, outros tipos de associações, empresas, associações humanitárias, grupos mais diversos que promovem a dádiva de sangue", afirmou.

Isto "sem esquecer os hospitais que são parceiros do IPST e que muitos deles têm uma recolha de sangue muito relevante".

SMM // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quantos burros há no mundo?

Há quem diga que "vozes de burro não chegam ao céu". Há quem os use como insulto, mas também quem os veja como animais dóceis. Esta quarta-feira, dia 8 de maio, celebra-se o Dia Internacional do Burro. Mas, afinal quantos existem no mundo?

Queixas contra médicos aumentaram 20% no ano passado

As queixas contra médicos aumentarem 20% em 2023 relativamente ao ano anterior, totalizando 2.027, mas o número de condenações de profissionais com pena de suspensão ou expulsão baixou, revelam dados da Ordem dos Médicos avançados hoje à Lusa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".