PM Moçambique acusa Renamo de tentar chegar ao poder "pela via da força"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Luanda, 30 out (Lusa) - O primeiro-ministro de Moçambique acusou hoje a Renamo de tentar chegar ao poder "pela via da força".

Alberto Vaquina, que falava à imprensa no final da visita oficial de quatro dias a Luanda, salientou que "há uns meses" que a Renamo, o principal partido da oposição de Moçambique, face ao aproximar da data de eleições autárquicas, "tem estado a fazer provocações, nomeadamente ataques a civis, de que há a lamentar muitas vítimas".

A Renamo, continuou, protagonizou igualmente ataques a unidades militares, com vítimas dos dois lados.

"Lamentamos profundamente isso. Repudiamos a procura do poder pela via da força e é uma oportunidade para uma vez mais apelarmos ao bom senso da Renamo no sentido de que havendo coisas a discutir, elas sejam feitas dentro das estruturas existentes num estado de direito", afirmou.

Moçambique vive a sua pior crise política e militar desde a assinatura do Acordo Geral de Paz em 1992, na sequência de confrontos entre o exército e elementos armados da Renamo, principal partido da oposição, devido a divergências em torno da lei eleitoral.

As últimas semanas têm sido marcadas por confrontos de parte a parte e o exército governamental já ocupou algumas das principais bases do movimento, tendo colocado em fuga o líder da Renamo, Afonso Dhlakama.

EL // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.