Trânsito interrompido na principal estrada de Moçambique por ameaca de ataques

| Mundo
Porto Canal / Agências

Muxúnguè, Moçambique, 04 nov (Lusa) - O trânsito está interrompido na principal estrada de Moçambique, o que forçou viaturas e passageiros a regressar à Muxúnguè, depois de ameaças de ataques na região de Muda-serração, distrito de Gondola, no centro do país, disseram à Lusa testemunhas.

"Fomos largados pela escolta militar em Muxúnguè e seguimos no sentido Inchope e depois de percorrer 130 quilómetros fomos forçados a regressar porque há ataques na região de Muda-serração", disse à Lusa um automobilista.

"Fomos alertados (por populares) para regressar porque há um forte tiroteio na zona da Muda-serração. Conseguimos passar o troço Save-Muxúnguè, mas não pudemos seguir viagem para Inchope, porque há ataques lá em frente. Teremos que aguardar alguma ordem para sair desta 'ilha'", disse à Lusa outro utilizador da principal estrada do país.

Hoje, homens armados feriram cinco pessoas, duas das quais com gravidade, em dois ataques contra escoltas militares de viaturas na região de Muxúnguè, Sofala, centro de Moçambique, após uma trégua de um dia.

No domingo, os homens armados alargaram o raio de ação, tendo metralhado uma viatura de carga na ponte sobre o Púnguè, na zona limítrofe entre os distritos de Gorongosa (Sofala) e Gondola (Manica). Também atacaram uma viatura de carga na estrada que liga Maringué à estrada nacional um (N1), até agora a mais atingida pelos confrontos.

O exército moçambicano atacou e ocupou a 21 de outubro a sede da Renamo na província de Sofala, onde se encontrava o líder do partido, Afonso Dhlakama, que se encontra desde então em parte incerta.

Elementos armados, alegadamente da Renamo, têm também lançado ataques, sobretudo contra camiões, no centro do país, região onde o exército tem tomado sedes daquele partido da oposição.

AYAC // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.