Homens armados voltam a atacar escoltas de viaturas em Moçambique

| Mundo
Porto Canal / Agências

Muxungué, Moçambique, 29 out (Lusa) - Homens armados voltaram a metralhar viaturas de uma escolta militar num troço de estrada em Sofala, centro de Moçambique, ferindo cinco pessoas, incluindo o comandante da escolta, disseram hoje populares à agência Lusa.

No sábado um ataque a viaturas na mesma área, no troço Muxungué-Save, matou uma pessoa e feriu com gravidade outras três.

Um residente na área disse à Lusa que os homens armados dispararam contra a primeira viatura da escolta militar, tendo atingido na perna o comandante da escolta, da Força de Intervenção Rápida (FIR) da polícia moçambicana.

Após uma pausa os homens armados imobilizaram uma viatura da empresa ETRAGO, a transportadora de passageiros mais atingida pelos ataques. A empresa é responsável pelo transporte de militares para a região centro de Moçambique.

Este é o terceiro ataque registado entre Save e Muxungué em menos de 10 dias, desde que o exército atacou e ocupou a base da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), maior partido da oposição, onde vivia há um ano o seu líder, Afonso Dhlakama, agora fugitivo em lugar incerto.

As escoltas militares de viaturas, ativadas pelo governo em abril, para garantir a segurança de pessoas e bens não têm sido suficientes para travar os ataques atribuídos a guerrilheiros da Renamo.

AYAC // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.