'Acabaram-se as férias'. O futebol está de volta

'Acabaram-se as férias'. O futebol está de volta
| Desporto
Porto Canal (IYM)

O FCP e o Rio Ave defrontam-se esta sexta-feira no primeiro dos 306 jogos da I Liga portuguesa de futebol, 2016/2017. Às 20h30 os olhos voltam-se para Vila do Conde, onde dois 'Nunos' disputam um objetivo: três pontos.

Inicia-se, esta sexta-feira, 12 de agosto, mais uma edição da I Liga de futebol portuguesa. A inaugurar o campeonato estreiam-se dois 'Nunos': nos azuis e brancos, Nuno Espírito Santo, e na formação vilacondense, Nuno Capucho. Este é também um encontro de dois antigos colegas de equipa, ambos com história na equipa adversária. Nuno Capucho foi um produto dos escalões de formação do FCP, onde o antigo extremo direito jogou, entre 1997 e 2003. Foi em 2003 que conquistou a Taça UEFA pelos Dragões em Sevilha, numa equipa onde partilhava balneário com o adversário desta sexta-feira, Nuno Espírito Santo. Por sua vez, o antigo guarda-redes azul e branco estreou-se como treinador principal no Rio Ave, em 2012, antes de se aventurar por Espanha onde treinou o Valência por temporada e meia.

A ‘cortina’ vai esta sexta-feira ser aberta no estádio dos Arcos, em Vila do Conde, às 20h30, sob a arbitragem de Fábio Veríssimo, da associação de Leiria. O Dragão recomeça a luta pelo título, depois de uma época atípica, onde alcançou apenas o terceiro lugar e perdeu a final da Taça de Portugal no Jamor frente ao SC Braga.

A primeira jornada da I Liga prossegue no sábado, com a entrada em campo do tricampeão Benfica, que luta agora pela revalidação do título, no terreno do Tondela. No mesmo dia, o vice-campeão Sporting recebe o Marítimo, em Alvalade, enquanto o Paços de Ferreira viaja até Moreira de Cónegos. No domingo tem lugar o escaldante derby minhoto, que opõe Vitória de Guimarães e Sporting de Braga. O Arouca, sensação da última temporada, enfrenta o Boavista no Bessa e o Belenenses visita a equipa sadina do Vitória de Setúbal.

Quem regressa aos campos da I Liga, depois de cinco anos fora, é o Feirense. O Clube de Santa Maria da Feira iniciará a luta pela manutenção no principal escalão nacional frente ao Estoril. Pelo mesmo caminho, quem também está de volta, após 18 anos nas divisões inferiores, é o Grupo Desportivo de Chaves. Os flavienses iam iniciar a sua caminhada na primeira divisão no domingo contra o Nacional na Madeira, mas devido aos incêndios que deflagraram na zona, o jogo foi adiado para o dia 4 de setembro, pelas 16 horas, na Choupana.

Para a nova época prevê-se muita competitividade, assim como aconteceu na anterior, na qual apenas na última jornada o Benfica garantiu o 35º título. Este ano, o campeonato conta com a presença de 13 treinadores portugueses, sendo que os treinadores do Arouca, Boavista, Estoril, Belenenses e Marítimo são de nacionalidade estrangeira. A época passada, Rui Vitória, treinador do Benfica, foi considerado o melhor técnico, depois de conquistar o título de campeão pelo emblema da 'Luz'.

Os “encarnados” vêm, esta época, com duas alterações na equipa. Nicolás Gaitán e Renato Sanches saíram do clube. O Sporting mantém o plantel, mas entram novos nomes que ainda não se sabe se estarão no “onze”. Já o Futebol Clube do Porto é o único, dos “grandes”, que mudou de treinador. Nomes dos azuis e brancos como André Silva e Otávio podem também dar que falar na época que se aproxima.

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: "Que o presidente eleito seja o presidente de todos os portistas"

André Villas-Boas, líder da Lista B, já votou nas eleições do FC Porto.

Sérgio Conceição: "Queremos muito competir e ganhar"

Sérgio Conceição espera sentir “a paixão dos adeptos” frente ao Sporting (domingo, 20h30).

Miguel Brás da Cunha: "Seja qual for o resultado, o FC Porto já ganhou"

Miguel Brás da Cunha, líder da Lista D, já votou nas eleições do FC Porto.