Presidente do Governo da Madeira diz haver indícios de fogo posto no Funchal

| País
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 08 ago (Lusa) -- O presidente do Governo Regional da Madeira afirmou hoje existirem indícios de que o incêndio que deflagrou na freguesia de São Roque, no Funchal, foi "fogo posto", o que está a ser averiguado pela Polícia Judiciária (PJ).

"Foi numa zona onde já aconteceu duas ou três vezes. Estou convencido de que foi fogo posto, porque é uma situação que já se repetiu", disse aos jornalistas Miguel Albuquerque, depois de se deslocar ao local afetado pelo incêndio.

O governante referiu que, com os fortes ventos que estão a afetar a ilha, na ordem dos 70 quilómetros/hora, e as elevadas temperaturas registadas (37 graus), "a situação quase que fugia ao controlo".

Segundo o chefe do executivo madeirense, esta situação é "uma questão judicial" e já está entregue à Polícia Judiciária.

"A PJ já esteve a averiguar o que se passou", vincou Miguel Albuquerque, sublinhando que o fogo "começa sempre naquele local e depois há fortes indícios, até por testemunhas, de fogo posto".

Um incêndio deflagrou esta tarde, pelas 15:30, na freguesia de São Roque, nas zonas altas de Santo António, e o fogo alastrou-se à freguesia vizinha de Santo António, estando a ser combatido por sete corporações de bombeiros da região.

Várias pessoas foram retiradas das suas habitações por motivos de segurança, sobretudo por causa da possibilidade de inalação de fumo, que encobre o Funchal.

AMB/JYCA // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Portugal e 17 países querem próxima Comissão Europeia mais atenta a direitos LGBTQIA+

Um grupo de 18 países da União Europeia (UE), incluindo Portugal, assinaram esta sexta-feira uma declaração a exigir mais esforços da próxima Comissão Europeia para enquadrar os direitos da comunidade LGBTQIA+ nas políticas do bloco.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.