Estação de água que abastece Grande Porto a funcionar "em plena capacidade"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 08 ago (Lusa) -- A Águas do Norte assegurou hoje que a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Lever, que abastece a região do Grande Porto, está "a funcionar em plena capacidade" depois de ter sido afetada por um incêndio.

"Este incêndio afetou as linhas de abastecimento da subestação de energia elétrica, cuja operação é essencial ao funcionamento da referida ETA. Em poucas horas, num trabalho de colaboração com a EDP, foi possível reparar a avaria elétrica e retomar o fornecimento de energia elétrica à ETA de Lever", referiu a Águas do Norte em comunicado.

Desta forma, a estação "está a funcionar em plena capacidade e com condições de garantir o abastecimento de água tratada a todos os municípios servidos".

Horas antes, numa nota de imprensa sob o título de "Alerta à população", a Câmara Municipal de Espinho havia apelado à população para que fizesse "um racionamento/contenção do consumo de água da rede pública nos próximos dias", chamando a atenção para a possibilidade de cortes no abastecimento de água.

Considerada "a mais emblemática infraestrutura da Águas do Douro e Paiva", empresa entretanto agregada na Águas do Norte, a ETA de Lever começou a ser construída em 1997 resultante de um investimento de 50 milhões de euros, sendo a responsável pelo abastecimento de 1,4 milhões de pessoas da região do Grande Porto e de parte do Vale do Sousa.

TDI (PYT) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Processo do curso de medicina na Universidade de Aveiro "não está concluído" 

A Universidade de Aveiro (UA) esclareceu esta sexta-feira que o processo de criação do mestrado integrado de medicina não está concluído, faltando a decisão final do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Temporais de inverno destroem passadiços e dunas a Norte

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) registou danos nas dunas, passadiços e outras estruturas no litoral nas zonas de Esposende e Ovar. As intervenções vão arrancar este ano e o preenchimento das praias com areia para conter a erosão costeira poderá custar milhões de euros.

Aprovado curso de Medicina na Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro (UA) foi autorizada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a abrir um mestrado integrado em Medicina, depois de uma primeira candidatura ter sido recusada, informou esta sexta-feira fonte da academia.