Fogo atinge estação de tratamento de água que abastece Grande Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 08 ago (Lusa) -- O incêndio que lavrou em Gondomar atingiu hoje a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Lever, em Gaia, que abastece a região do Grande Porto, levando a que, pelo menos, Espinho já tenha recomendado racionamento de água.

Numa nota de imprensa sob o título de "Alerta à população", a Câmara Municipal de Espinho informa "a população que deverá fazer um racionamento/contenção do consumo de água da rede pública nos próximos dias", admitindo a Águas do Norte, segundo a autarquia, que "possa haver cortes ou redução do caudal no fornecimento público de água até que o equipamento atingido pelo fogo seja reparado".

Contactada pela Lusa, fonte da Águas do Norte disse que o incêndio atingiu a ETA esta tarde - estando já controlado -, procedendo-se agora às avaliações de danos e os seus eventuais impactos no abastecimento, com mais informação a ser prestada num comunicado posterior.

Contactado pela Lusa, o gabinete de comunicação da Câmara Municipal do Porto disse que as informações mais recentes davam conta de que seria possível evitar cortes de abastecimento de água à cidade, realçando que, caso estes aconteçam, a população será informada atempadamente.

A agência Lusa contactou a Águas de Gondomar que confirmou ter indicações sobre uma possível interrupção do fornecimento de água ao concelho.

Fonte da empresa de águas gondomarense referiu que tem "uma equipa reunida de emergência a avaliar a situação e a decidir eventuais medidas de alerta".

Já o presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, explicou que um incêndio do lado de Crestuma destruiu as infraestruturas elétricas que alimentam a captação de água.

O autarca apontou ter conhecimento de que a empresa Águas do Norte está a trabalhar com a EDP de forma a conseguir repor a fonte de energia afetada.

"A informação é de que estão a trabalhar afincadamente e Gondomar está naturalmente a acompanhar de perto a situação. Mas, ainda que exista o risco de grande parte do Grande Porto ficar sem água, um possível corte carece de confirmação", referiu Marco Martins.

Considerada "a mais emblemática infraestrutura da Águas do Douro e Paiva", empresa entretanto agregada na Águas do Norte, a ETA de Lever começou a ser construída em 1997 resultante de um investimento de 50 milhões de euros, sendo a responsável pelo abastecimento de 1,4 milhões de pessoas da região do Grande Porto e de parte do Vale do Sousa.

TDI/PYT // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Processo do curso de medicina na Universidade de Aveiro "não está concluído" 

A Universidade de Aveiro (UA) esclareceu esta sexta-feira que o processo de criação do mestrado integrado de medicina não está concluído, faltando a decisão final do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Temporais de inverno destroem passadiços e dunas a Norte

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) registou danos nas dunas, passadiços e outras estruturas no litoral nas zonas de Esposende e Ovar. As intervenções vão arrancar este ano e o preenchimento das praias com areia para conter a erosão costeira poderá custar milhões de euros.

Aprovado curso de Medicina na Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro (UA) foi autorizada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a abrir um mestrado integrado em Medicina, depois de uma primeira candidatura ter sido recusada, informou esta sexta-feira fonte da academia.