Fogo em Mêda, Guarda, combatido por 142 homens e dois meios aéreos

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 06 ago (Lusa) -- Um incêndio que deflagrou hoje numa zona de Mato em Rabaçal, freguesia de Mêda, distrito da Guarda, está a ser combatido por 142 homens, 41 viaturas e dois meios aéreos, revelou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O fogo "em mato", com "uma frente ativa", começou pelas 09:33 de hoje, acrescenta a página da internet da ANPC, indicando a existência de "riscos mistos /incêndios rurais / povoamento florestal".

A informação disponibilizada às 13:00 pela Proteção Civil destacava como "ocorrências importantes" mais três incêndios, que, no total, estão a mobilizar 480 homens, 148 meios terrestres e nove meios aéreos.

Em causa estão um incêndio no distrito Viana do Castelo, em Arcos de Valdevez, e dois no distrito do Porto - um em Gestaçô, Baião, e outro em Melres, Gondomar.

O fogo que deflagrou na quinta-feira numa zona de mato em Peneda, freguesia da Gavieira, Arcos de Valdevez, continua ativo e está a ser combatido por 194 homens, 62 viaturas e seis meios aéreos.

No concelho de Gondomar, o incêndio que começou na tarde de sexta-feira na freguesia de Melres e Medas, concelho de Gondomar, distrito do Porto, tem duas frentes ativas "bastante longas" e está a aproximar-se de duas povoações, revelaram os Bombeiros Voluntários de Melres à Lusa, por volta das 11:30.

De acordo com ANPC, foram mobilizados para combater as chamas 87 homens, 29 viaturas e um meio aéreo.

Em Gestaçô, concelho de Baião, um "incêndio em mato com uma frente ativa" está a ser combatido por 57 homens e 16 meios terrestres, segundo a ANPC.

De acordo com a Proteção Civil, este fogo começou pelas 05:50 de hoje.

ACG//GC.

Lusa/fim

+ notícias: País

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Segunda-feira é dia de Eurodreams. Eis a chave vencedora

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira.