Durão Barroso "desapontado com falta de ambição dos Estados-membros"

Durão Barroso "desapontado com falta de ambição dos Estados-membros"
| Economia
Porto Canal

O presidente da Comissão Europeia afirmou-se hoje "desapontado" com a falta de ambição dos Estados-membros em matéria de financiamento da economia, e designadamente de apoio às pequenas e médias empresas, sublinhando a importância da fluidez do crédito.

Dirigindo-se ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, num debate sobre a cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia que decorre na quinta e sexta-feira em Bruxelas, José Manuel Durão Barroso apontou que um dos assuntos em discussão, o financiamento da economia, continua a ser um dos grandes problemas da União, lamentando que não esteja a ser feito mais neste domínio.

"Mesmo com o regresso do crescimento, a confiança e os padrões de condições de empréstimo anteriores à crise não vão regressar rapidamente. Precisamos de desbloquear o fluxo de crédito e ajudar as empresas, sobretudo as PME. Sinceramente, desaponta-me que os Estados-membros não sejam mais ambiciosos nesta matéria, e vou dizê-lo amanhã (quinta-feira) ao Conselho Europeu", declarou.

O presidente da Comissão Europeia alertou que, "em alguns países, o orçamento comunitário será, de longe, a principal fonte de investimento público nos próximos anos", pelo que "é da maior importância" para muitos dos Estados-membros e regiões da UE que seja concluído o compromisso em torno do orçamento comunitário plurianual para 2014-2020, pois, "sem o orçamento da União Europeia, não poderão investir, pois simplesmente não têm espaço orçamental para o fazer".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.