PSD e CDS anunciam requerimento para divulgação da carta de Costa à Comissão Europeia sobre sanções

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 05 jul (Lusa) - Os deputados do PSD e CDS-PP vão apresentar um requerimento para pedir ao primeiro-ministro, António Costa, que divulgue a carta que enviou ao presidente da Comissão Europeia para contestar a aplicação de sanções ao país.

A posição das bancadas parlamentares da oposição foi anunciada após a reunião da comissão parlamentar de Assuntos Europeus, em que foi ouvida a secretária de Estado da tutela, Margarida Marques, que afirmou aos deputados que transmitirá ao gabinete de António Costa "o interesse de alguns deputados" em conhecer a carta enviada a Jean-Claude Juncker.

"O PSD e o CDS-PP vão entregar esta quarta-feira um requerimento a pedir acesso à carta que o Governo português anunciou, via imprensa, ter enviado à Comissão Europeia", disse aos jornalistas, no final da reunião, o deputado social-democrata Duarte Marques.

Também Pedro Mota Soares declarou que o CDS "considera muito importante saber o que é que o primeiro-ministro escreveu à Comissão Europeia", nomeadamente qual é o valor do défice para 2016 "com que se compromete agora".

Segundo o deputado democrata-cristão, na carta, António Costa aponta um défice de 2,5% para este ano, "o que contraria totalmente todos os dados que o Governo tem andado a divulgar, de 2,2%".

Durante a reunião da comissão de Assuntos Europeus, perante os pedidos da oposição para a divulgação da carta, o deputado socialista Vitalino Canas mostrou-se contra, afirmando que "é uma carta que foi remetida à Comissão Europeia para tratar de um assunto sério para Portugal e não é para ser colocada no domínio público".

JH // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.