PEC faz Comissão Europeia 'sorrir' para Portugal

PEC faz Comissão Europeia 'sorrir' para Portugal
| Política
Porto Canal com Lusa

O comissário europeu responsável pelo Euro afirmou hoje “apreço pelos esforços” feitos por Portugal e Espanha a nível de reforma e de ajustamento, no âmbito do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC).

Numa audição no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França, Valdis Dombrovskis, afirmou "o apreço" pelo que Portugal e Espanha “fizeram em termos de reformas estruturais e ajustamento orçamental”, numa referência à decisão sobre eventuais sanções aos dois países devido à violação das metas do défice.

Aos eurodeputados da comissão parlamentar de Assuntos Económicos e Monetários, o mesmo responsável indicou que os “esforços de reforma e de ajustamentos serão contemplados aquando das decisões da aplicação do PEC”.

Um dia depois do novo adiamento da decisão de aplicar eventuais sanções e do anúncio de que tal acontecerá “em breve”, Dombrovskis lembrou esta manhã a existência de Estados-membros com défices excessivos e que “terão de continuar a ser ajustados”.

“Em relação à aplicação do PEC, é claro que aplicamos este pacto de uma forma inteligente, tendo em conta as reformas e os esforços de ajustamento orçamental feitos até agora”, disse o comissário europeu, acrescentando o “apreço” pelas ações feitas pelos países da Península Ibérica.

O vice-presidente do executivo comunitário recordou ainda não poder comentar “decisões da comissão antes de serem concretizadas”, mas indicou que os “esforços de reforma e de ajustamentos serão contemplados aquando das decisões da aplicação do PEC”.

Na terça-feira, fontes comunitárias admitiram que a Comissão Europeia deverá "provavelmente" decidir na quinta-feira sobre a aplicação de sanções, ou não, a Portugal e a Espanha, por violação das regras do défice.

A data foi avançada depois da reunião do colégio de comissários, em Estrasburgo (França), e após o responsável pelos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, ter adiantado que as decisões sobre os Procedimentos por Défice Excessivo (PDE) iriam acontecer "muito em breve".

Aquele responsável sublinhou que o executivo que integra tem atuado sempre "no quadro das regras do Pacto" de Estabilidade e Crescimento, "que devem ser respeitadas, e essa é a função da Comissão, (pois) é uma questão de credibilidade".

"Mas estas regras são também inteligentes e a sua aplicação também deve ser feita de uma forma inteligente, e será nesse espírito que tomaremos decisões muito em breve", concluiu.

Nesta declaração aos jornalistas, Moscovici reforçou a ideia deixada horas antes, numa entrevista à emissora francesa Radio Classique, na qual afirmara que eventuais sanções a Portugal e Espanha por défice excessivo em 2015 terão que ser aplicadas "com inteligência", "sem vontade punitiva" e considerando "a situação económica desses países".

Desde maio que a Comissão tem insistido que uma decisão sobre os PDE de Portugal e Espanha seria tomada no "início de julho", sem se comprometer com um dia específico.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.