António Costa reitera compromisso de cumprir recomendações em carta enviada a Juncker

António Costa reitera compromisso de cumprir recomendações em carta enviada a Juncker
| Política
Porto Canal com Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, reafirmou, numa carta enviada ao presidente da Comissão Europeia, que Portugal está "totalmente comprometido" em cumprir as recomendações relativas ao défice excessivo e ao Pacto de Estabilidade e Crescimento.

Na carta enviada a Jean-Claude Juncker e ao presidente do Conselho da Europa, Roberto Fico, divulgada hoje pelo jornal Público, António Costa afirma que "existem fortes argumentos económicos e políticos para permitir que ambas as instituições -- Comissão e Conselho -- concluam que houve ação efetiva para corrigir o défice excessivo em 2015".

Nesse sentido, o primeiro-ministro, apela a que seja posta de lado a possibilidade de aplicar sanções a Portugal.

Na missiva, a que a Lusa teve hoje acesso, o primeiro-ministro admite que "Portugal precisa claramente de um melhor equilíbrio para assegurar a solidez das finanças públicas e uma mudança estrutural".

"É agora tempo de um enfoque estrutural para resolver as nossas fraquezas estruturais", sublinha António Costa na carta, que é conhecida no dia em que a Comissão Europeia vai divulgar a posição de remeter a decisão sobre a aplicação de sanções para a reunião do Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia, na próxima terça-feira.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.