Representante de moção questiona direção sobre autárquicas e coligações com PS

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 jun (Lusa) - A representante da moção R hoje levada à X Convenção do Bloco de Esquerda (BE) pediu hoje que a direção do partido responda "frontalmente" a perguntas "difíceis", nomeadamente sobre as autárquicas do próximo ano.

"Admite ou não coligações pré-eleitorais? Em que circunstancias haverá coligações pós-eleitorais com o PS?", perguntou Catarina Príncipe, bloquista que representa de uma das duas moções não afetas à direção do Bloco que hoje estão em debate na reunião magna do partido.

A moção conjunta que as principais tendências do BE levam à convenção - a moção A, "Força da esperança - o Bloco à conquista da maioria" - elegeu 523 delegados, que comparam com 60 delegados (9,39%) eleitos pela moção R - "Crescer pela Raiz - A radicalidade de reinventar a política" - e 33 delegados (5,16%) pela moção B - "Mais Bloco".

Catarina Príncipe, pela lista R, lamentou ainda o antecipar da convenção bloquista - que decorre em junho ao invés de novembro, como aconteceu há dois anos.

"Temos uma convenção antecipada por medo de que ela pudesse acontecer num momento em que o Bloco estará a fazer uma discussão difícil. No entanto, essa é precisamente a razão pela qual ela não deveria ser antecipada", vincou, dando a entender que no encontro deste fim de semana deveriam ser debatidas posições do partido nas negociações do PS para o próximo Orçamento do Estado.

"Coragem é não ceder ao medo de nos batermos pelas nossas propostas fundamentais. Coragem é saber que a esquerda que resiste e aquela que se levanta depois de cada derrota mas não perde nunca os seus princípios orientadores", acrescentou ainda a bloquista.

PPF // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.