João Madeira exige mudanças na democracia interna

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 jun (Lusa) - O primeiro subscritor da moção B à Convenção do Bloco de Esquerda, João Madeira, exigiu hoje o reforço da democracia partidária, com o fim de isenções de quotas e de votos por correspondência em eleições internas.

João Madeira, autor de uma das duas moções de orientação estratégica alternativas à da direção, defendeu também a linha política "desafiante do PS" aprovada na anterior convenção realizada há dois anos.

No entanto, em matéria de relações com o Governo, pediu à direção que imponha aos socialistas "o fim do ciclo de austeridade", recusando "a timidez" e avançando com medidas que representem mudanças concretas na vida dos trabalhadores.

"Somos um pulmão de respiração política da esquerda. Temos de afirmar a nossa autonomia e reforçar a nossa capacidade de intervenção", advogou.

O discurso de João Madeira foi depois sobretudo dedicado à vida interna do Bloco de Esquerda, ponto em que criticou decisões no sentido de isentar membros do partido do pagamento de quotas em vésperas de eleições internas, assim como o aparecimento "de votos aos molhos por correspondência".

Ainda em termos de democracia interna, este mesmo responsável bloquista exigiu o fim da prática de os militantes do Bloco de Esquerda conhecerem pela comunicação social as posições tomadas pelo partido e criticou "quem faz da atividade política uma carreira profissional".

"Não é também com acordos calculistas com a distribuição de lugares no aparelho que reforçaremos a nossa pluralidade e unidade internas", acrescentou.

PMF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

"Não fazia qualquer sentido". Rui Moreira confirma ter recusado convite para número 2 da AD às Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, confirmou esta terça-feira que foi convidado no domingo à noite por Luís Montenegro para ser o número dois da lista da AD ao Parlamento Europeu, mas recusou.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".