Bloco deve desobedecer aos que querem uma Europa contra os povos

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 25 jun (Lusa) - O líder parlamentar do Bloco de Esquerda disse hoje na X Convenção do partido que o BE deve desobedecer aos querem uma Europa contra os povos.

Pedro Filipe Soares foi o primeiro a discursar no retomar dos trabalhos da Convenção que decorre desde manhã em Lisboa, tendo criticado os líderes europeus e aludido à decisão de quinta-feira dos eleitores do Reino Unido de saírem da União Europeia.

"Esses que quiseram uma Europa contra os povos agora parece que estão chocados porque os povos se viraram contra eles", afirmou acrescentando: "Convençam-se que não há mais possibilidade para que seja negado aos povos a capacidade de escolherem o seu destino e é isso que o bloco disse desde o início".

Pedro Filipe Soares apresentou as principais ideias da Moção A, afeta à atual direção, e disse que o partido deve "desobedecer" àqueles que querem uma Europa contra os povos e "garantir que a democracia também passa pela soberania democrática" dos países.

A moção A junta as principais tendências do BE.

Filipe Soares mostrou-se também descrente das atuais políticas europeias: "Assistimos ao 'brexit' (saída da União Europeia) e logo um coro de vozes veio dizer que provavelmente agora a Europa vai ganhar juízo, vão perceber que fizeram algumas coisas mal e arrepiarão caminho".

O dirigente exemplificou depois que em todas as anteriores crises "diziam que a Europa ia aprender", mas tal não aconteceu.

"Será que acreditam mesmo que Wolfgang Schäuble vai ficar mansinho e vai falar candidamente com os países do sul da Europa ou vai-se levantar e dizer: 'nem pensar em aplicar sanções para Portugal, eles não podem sofrer mais" (...)", questionou para responder que os dirigentes europeus o que querem é "castigar os povos para que as elites e a finanças saiam sempre por cima destas crises".

ZO // CC

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.