'Brexit': Libra valoriza-se sustentada por sondagens que dão vitória à permanência na UE

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Londres, 20 jun (Lusa) - A libra esterlina revalorizou-se hoje face ao dólar e ao euro em Londres depois das últimas sondagens apontarem para uma vantagem da permanência do Reino Unido na União Europeia no referendo de quinta-feira.

A libra subiu hoje no mercado de divisas de Londres para 1,463 dólares, mais 1,94%, e para 1,291 euros, mais 1,52%, e também se valorizou nos mercados asiáticos.

Duas sondagens publicadas durante o fim de semana no Reino Unido apontam para uma consolidação do apoio dos eleitores britânicos ao "remain" (permanência) do Reino Unido na União Europeia (UE) no referendo da próxima quinta-feira.

A moeda britânica tinha-se desvalorizado na semana passada depois de vários dias em que as sondagens apontavam para uma vitória do 'brexit' (saída) no referendo.

A bolsa de Londres também estava hoje a meio da manhã em forte alta, com o principal indicador, FTSE-100, que inclui as principais empresas do Reino Unido, a subir 160,72 pontos, mais 2,67%, para 6.181,81 pontos.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, a favor da permanência na UE, já tinha indicado que uma eventual saída do bloco europeu poderia criar uma desaceleração económica, com um duro impacto para as empresas e para as famílias britânicas.

MC // MSF Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Encontrado português desaparecido na Suíça

O jovem de 26 anos que estava desaparecido em Sargans, na Suíça, foi encontrado durante a manhã desta quinta-feira, informou um familiar, através de uma publicação na rede social Facebook.

“Castelo de Harry Potter” na Ucrânia bombardeado por mísseis russos

Um ataque de mísseis lançado pela Rússia atingiu o “Castelo de Harry Potter”, esta segunda-feira, o edifício localizado na cidade portuária em Odessa, na Ucrânia.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.