Brexit: "A saída do Reino Unido teria um impacto incalculável" - Ferro Rodrigues

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 jun (Lusa) - O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, considerou hoje que a permanência do Reino Unido na União Europeia "representará um conjunto de concessões controversas", mas a saída "teria um impacto incalculável".

O presidente da Assembleia da República acrescentou que, "seja qual for o resultado, a Europa já não será a mesma e precisa de se reinventar" e, neste contexto, apelou à criação de "uma frente interna coesa em torno da defesa dos interesses de Portugal na Europa".

Ferro Rodrigues falava na abertura de uma conferência sobre os 30 anos da adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), na Sala do Senado da Assembleia da República, num discurso em que defendeu que a Europa "está numa encruzilhada".

Ferro Rodrigues referiu-se ao referendo desta quinta-feira no Reino Unido a meio da sua intervenção, na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com quem almoçou antes desta conferência.

"Aguardemos serenamente pela decisão soberana do povo britânico. Mas preparemo-nos desde já para uma reflexão urgente", afirmou.

Em seguida, o presidente da Assembleia da República considerou que "a manutenção representará um conjunto de concessões controversas, que não devem constituir precedentes para outros casos".

"Mas a saída do Reino Unido teria um impacto incalculável, que nos convocaria para uma estratégia de aprofundamento político ainda mais urgente. Seja qual for o resultado, a Europa já não será a mesma e precisa de se reinventar", completou.

IEL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Principais debates televisivos para as europeias arrancam esta segunda-feira

O primeiro debate para as eleições europeias realiza-se esta segunda-feira com os cabeças de lista da AD, PS, IL e Livre, na SIC, num ciclo que só terminará a 03 de junho, com um confronto a oito nas rádios.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".