13 médicos e enfermeiras sancionados na China por promoverem leite em pó da Danone

| Economia
Porto Canal / Agências

Pequim, 15 out (Lusa) -- As autoridades chinesas sancionaram 13 médicos e enfermeiras da cidade de Tianjin, no norte do país, por aceitarem subornos da Danone para recomendarem o leite em pó daquela marca francesa.

A contrapartida dos subornos, segundo as autoridades chinesas, seria os médicos e enfermeiras instruírem os pais de recém-nascidos nos hospitais locais para administrarem o leite em pós da Danone.

As sanções pelas "graves violações" vão desde o cancelamento da licença médica a reduções de vencimento, revelaram os meios de comunicação social que citam um comunicado do governo local.

As sanções são aplicadas depois da estação oficial chinesa, a CCTV, ter desvendado o caso num documentário sobre algumas práticas de centros hospitalares em Tianjin.

Na reportagem, a cadeia assegurava que trabalhadores da Dumex, a empresa local da Danone, pagava a médicos e enfermeiras em Tianjin para alimentarem os recém-nascidos com os produtos da marca e aconselharem os pais a utilizarem o mesmo produto.

Num vídeo a CCTV citou um antigo empregado da companhia que mostrava uma lista com faturas dos pagamentos que incluíam nomes de clínicos e os hospitais onde trabalhavam e que em alguns casos chegava aos 10.000 yuan (1.223 euros) de subornos.

A despesa da Dumex só em Tianjin atingiu os 3 milhões de yuan (267 mil euros).

Os trabalhadores agora punidos integram um grupo de 116 pessoas espalhados em 86 hospitais e centros de saúde que aceitaram subornos da Danone para promover os produtos da marca aos pais de recém-nascidos.

A prá tica vai contra as diretrizes da Organização Mundial de Saúde que aconselha as mães a amamentar a não ser que existam problemas de saúde.

A Dumex foi uma das seis produtoras de leite em pós multada pelas autoridades chinesas em agosto por fixar os preços, tendo sido condenada a pagar 172 milhões de yuan (cerca de 21 milhões de euros).

O escândalo agora revelado é o último envolvendo produtores de leite em pó na China depois de em 2008 seis bebés terem morrido e mais de 300.000 terem sido afetados por consumirem leite em pós misturado com melamina.

O caso tem provocado a desconfiança das populações das cidades chinesas que sempre que viajam para o exterior, como Macau ou Hong Kong, adquirem dezenas de latas de leite em pó.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.