Alto Minho: 410 mil euros para 'acabar' com as vespas asiáticas

Alto Minho: 410 mil euros para 'acabar' com as vespas asiáticas
| Norte
Porto Canal (AYS) com Lusa

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho está envolvida num projeto em curso na região Norte com um investimento de 410 mil euros para o controlo e erradicação da vespa asiática. O Comunicado foi emitido esta sexta-feira.

O projeto é liderado pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e foi aprovado no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

Conforme apurado pela Lusa, Viana do Castelo é o concelho do Alto Minho com mais casos registados. A vespa asiática surgiu em Portugal em 2011 mas só em 2012 se registou um agravamento no número de aparições. Até agora, foram sinalizados 1,098 ninhos de vespa asiática, e 955 já foram destruídos.

Os ninhos são destruídos à noite quando as vespas já se encontram no interior das colmeias.

Outros objetivos do projeto é o estudo do impacto da vespa asiática sobre os ecossistemas e sobre os serviços de polinização que suportam, a análise do comportamento biológico da espécie nas áreas de disseminação que conduzam à definição de medidas preventivas e de combate à praga; e o desenvolvimento e teste de boas práticas de controlo e erradicação da espécie, a divulgação da problemática associada à introdução da espécie em Portugal e promoção de ações de sensibilização pública para os riscos associados.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.