Quercus pede à população de Ovar para estar atenta às vespas asiáticas

Quercus pede à população de Ovar para estar atenta às vespas asiáticas
quercus
| Norte
Porto Canal (SYM)

A Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus) e a Associação Amigos do Cáster alertaram, nesta quarta-feira, a população de Ovar para que esteja atenta às vespas asiáticas. E apelou a que a população avise as entidades competentes mas pediu aos populares para não destruírem os ninhos.

Os populares de Ovar acharam recentemente um ninho de vespas asiáticas, que se encontrava “no alto de um cedro, numa casa devoluta localizada junto ao Hotel Meia-Lua”. Este ninho “foi destruído pela Câmara Municipal de Ovar na passada segunda feira”, diz a Quercus através de um comunicado.

A Quercus e a Associação Amigos do Cáster de Ovar avisam que a população desta zona do país “deve estar vigilante”.

Segundo o comunicado, o município informou que este ano já foram destruídos 20 ninhos. Neste sentido a Quercus avança que é “importante a vigilância da população para este problema dadas as possíveis consequências na segurança pública e certas as repercussões no ambiente, na produção de mel e na produção agrícola”.

A Quercus e a Associaçao Amigos do Cáster avisam que caso seja detetado um ninho ou “exemplares de Vespa Asiática vespa velutina nigrithorax deverá ser comunicada para uma das seguintes instâncias: o portal www.sosvespa.pt, a linha SOS AMBIENTE (808 200 520), a Câmara Municipal de Ovar ou a Junta de Freguesia mais próxima do local”.

Apelam ainda para que a população não destrua os “ninhos de vespa crabro, espécie tradicional desta região, que compete com a vespa asiática dificultando a sua disseminação”. E acrescenta que “a responsabilidade de destruir ninhos de vespas cabe exclusivamente à Câmara Municipal de Ovar e à Protecção Civil”.

+ notícias: Norte

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Homem de 72 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Santa Maria da Feira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de São João da Madeira deteve um homem de 72 anos, na sequência de uma denúncia associada a um crime de violência doméstica, em Santa Maria da Feira, informou aquela força policial em comunicado de imprensa.

Falso procurador da Póvoa de Lanhoso paga prejuízo e livra-se de processo por burla

Um antigo funcionário judicial do Tribunal da Póvoa de Lanhoso que estava acusado de burla qualificada, por se ter feito passar por procurador, acabou por não ser julgado, porque, entretanto, reparou integralmente o prejuízo causado.