PSD fala em "derrapagem" e questiona se cabazes de produtos do IVA vão mudar

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 28 abr (Lusa) - O líder parlamentar PSD sustentou hoje que existe uma "derrapagem" da receita na execução orçamental e questionou se isso não levará o Governo a alterar os cabazes de produtos das taxas do IVA.

Durante o debate quinzenal, no parlamento, Luís Montenegro perguntou ao primeiro-ministro se "os cabazes de produtos de bens e serviços que estão nas taxas atuais vão ser alterados" para fazer face a "eventuais desvios" na execução orçamental.

"Vai, de facto, haver uma alteração no IVA. Sabe qual é? É que no dia 01 de julho o IVA da restauração vai baixar", respondeu o primeiro-ministro, António Costa.

Luís Montenegro retorquiu: "Ficámos a saber que a única coisa que vai alterar no IVA é o IVA da restauração. É a sua palavra dada".

Antes, o líder da bancada social-democrata acusou o executivo do PS de estar a "criar uma narrativa" negativa sobre os resultados da anterior governação PSD/CDS-PP para tentar explicar "eventuais maus resultados" na execução orçamental.

"Daqui para frente não há desculpa. Que o passado não sirva de desculpa à execução do Orçamento do Estado para 2016", declarou.

Sobre a execução orçamental deste ano, Luís Montenegro sustentou: "Já estamos em derrapagem. É ver a execução orçamental nomeadamente do lado da receita, e nomeadamente do lado da receita do IVA".

O social-democrata manifestou dúvidas que "eventuais desvios" possam ser supridos "pelo combate à fraude" ou "por cativações adicionais".

"Nós estaremos para ver como é que se vão executar", disse. "Nós cá ficaremos a aguardar para verificar", reforçou.

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro projeta PSD “ainda mais forte, unido e coeso” após 50 anos do partido

O presidente do PSD e primeiro-ministro, Luís Montenegro, considerou que o seu partido “moldou indelevelmente o rumo do regime democrático” e indicou que nos próximos anos poderá tornar-se “ainda mais forte, unido e coeso”.

Paulo Raimundo alerta para "monstro à solta" após ataques a emigrantes no Porto

O secretário-geral do PCP advertiu que está “um monstro à solta”, reagindo ao que considerou terem sido “crimes de ódio” no Porto, e defendeu que é preciso responsabilizar quem o alimenta.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.