Costa diz ao BE que não está sozinho no combate às 'offshores'

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 28 abr (Lusa) - A porta-voz do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, pediu hoje ao primeiro-ministro a certeza da determinação do Governo no combate às 'offshores', com António Costa a garantir que os bloquistas não estão sozinhos nesta matéria.

Catarina Martins, que falava no parlamento, dirigiu-se durante alguns minutos a António Costa sobre esta matéria, lembrando o "pacote de medidas legislativas" apresentado pelo Bloco de "cerco" às 'offshores' (paraísos fiscais).

"Esta nova maioria [parlamentar] tem de ser capaz de produzir resultados", vincou a porta-voz bloquista, que interrogou posteriormente o chefe do executivo: "Há vontade do Governo e do PS para que algo mude?".

Na resposta, Costa foi perentório: "Este é um combate no qual o Bloco não está sozinho e no qual o Bloco pode contar com o Governo de Portugal para combatermos as 'offshores' que de facto são uma ameaça para a concorrência e transparência".

Catarina Martins deu o exemplo dos Papéis do Panamá (Panama Papers, em inglês) mas abordou também o caso dos Swiss Leaks - Costa viria a adiantar que o Governo vai aprovar no Conselho de Ministros que ainda hoje se realizará novas alterações legislativas, nomeadamente a nível de troca de informações, para reforçar o combate às 'offshores'.

"Quem põe dinheiro em 'offshores' está sempre a roubar o país. (...) Registo que estão a ser dados passos. Achamos que podemos ir mais longe", disse ainda a porta-voz do Bloco, dirigindo-se ao primeiro-ministro.

O debate quinzenal de hoje foi aberto pelo primeiro-ministro e acontece um dia depois de o parlamento debater os Programas de Estabilidade e Nacional de Reformas.

Os documentos deverão ser aprovados, na sua versão definitiva, hoje em Conselho de Ministros, antes de serem enviados para a Comissão Europeia, em Bruxelas.

PPF // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.