AHRESP avança que mais de 1.700 empresas ponderam encerrar se IVA se mantiver nos 23%

| Economia
Porto Canal

Mais de 1.700 empresas afirmam estar a ponderar o encerramento dos seus estabelecimentos em 2014 se a taxa de IVA nos serviços de alimentação e bebidas se mantiver nos 23%, segundo dados divulgados hoje pela AHRESP.

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) deu hoje a conhecer, em comunicado, as principais conclusões do inquérito ao emprego que fez aos seus associados, entre 15 e 30 de setembro, no âmbito do qual recebeu um total de 3.180 respostas.

Segundo a associação, manter o IVA na taxa máxima de 23% nos serviços de alimentação e bebidas leva 55,9% das empresas inquirida (cerca de 1.777 empresas) a ponderarem o encerramento dos seus estabelecimentos no próximo ano".

Entre as empresas que ponderam manter a sua atividade, 35,8% admitem reduzir os postos de trabalho.

Se o IVA for reposto na taxa intermédia de 13%, metade das empresas admite aumentar os seus níveis de emprego no próximo ano.

A AHRESP refere que a decisão sobre a taxa de IVA "está nas mãos" do primeiro-ministro, afirmando que, "com certeza", Pedro Passos Coelho, "saberá ponderar e decidir a favor da competitividade e sustentabilidade da oferta turística", bem como da recuperação das empresas e dos seus postos de trabalho.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.