Um ataque aos valores civilizacionais da Europa

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 mar (Lusa) - O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares considerou hoje que os atentados no metropolitano e no aeroporto de Bruxelas atacaram não apenas "o coração de um país amigo", mas também os valores civilizacionais comuns aos europeus.

Pedro Nuno Santos falava em plenário, na Assembleia da República, momentos antes de o parlamento condenar por unanimidade os atentados desta manhã no aeroporto e metropolitano de Bruxelas.

Falando em nome do Governo e tendo a ouvi-lo nas galerias o embaixador belga em Portugal, Boudewijn Dereymaerker, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares declarou que a Europa "acordou em profundo choque com a notícia de mais bárbaros atentados".

"Foi um dia em que o terrorismo tentou destruir a tranquilidade democrática, substituindo-a pela violência e pelo medo. Um dia que não ficará apenas na memória do povo belga, mas também na memória de todos os povos europeus. Quando Bruxelas é atacada não é apenas o coração de um país amigo que é atingido, mas também todos os valores civilizacionais que a Europa herda do passado", sustentou.

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares salientou que estes valores "comuns a mais de 500 milhões de habitantes permitem a partilha em paz de uma mesma comunidade política com direitos e deveres iguais".

"Esses valores vão permitir aos europeus vencer no futuro a batalha contra o terrorismo. Perante o risco da espiral do extremismo, devemos responder com o melhor dos valores da herança europeia: A democracia, a liberdade, a segurança, a solidariedade e a justiça", acrescentou Pedro Nuno Santos.

Pelo menos 34 pessoas morreram e perto de duas centenas ficaram feridas nas três explosões registadas hoje em Bruxelas -- duas no aeroporto internacional de Zaventem e uma na estação de metro de Maalbeek, junto às instituições europeias, no centro da capital belga.

O nível de alerta terrorista na Bélgica foi elevado para quatro, o máximo da escala.

PMF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.