BE teme "novo assalto" com TAP, PM promete defesa do "interesse estratégico" da empresa

| Política
Porto Canal com Lusa

O Bloco de Esquerda (BE) trouxe hoje ao debate quinzenal no parlamento o tema da TAP, receando um "novo assalto" ao país pela ausência de um administrador executivo nomeado pelo Governo, à imagem do que sucedeu com o Banif.

"Na TAP o plano deste Governo é pagar e não mandar. Sem nenhum administrador executivo, como pode o Governo garantir os voos para o Porto ou qualquer outro lugar? Como é que podemos garantir que o interesse público é garantido se o Estado não manda? Não estamos a convidar a um novo assalto?", questionou a porta-voz do Bloco, Catarina Martins.

Na resposta, o primeiro-ministro, António Costa, reconheceu que há uma "visão diferente" entre o PS e o BE na questão da TAP, já que os socialistas sempre admitiram uma "privatização parcial" da empresa, mas asseverou "o respeito pelas regras do Estado de direito" no que "era possível garantir" após a privatização conduzida pelo executivo PSD/CDS-PP.

"Defenderemos sempre o interesse estratégico da TAP", acrescentou o governante.

+ notícias: Política

Eleições internas do PS já têm data marcada

O calendário para as eleições internas do PS foi aprovado este sábado pela Comissão Nacional do partido, tendo tido cinco votos contra segundo informação adiantada à Lusa por fonte oficial.

Mortágua acusa Governo de ter no programa medidas que não são para cumprir

A coordenadora do BE considerou este sábado que o Governo inscreveu no seu programa medidas que não tenciona cumprir, como a descida do IRS, e acusou PSD e CDS-PP de terem “cadastro” no que toca às respostas para os idosos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.