“É uma abstenção elevada e muito acima do desejado” – candidatura Marisa

| Política
Porto Canal com Lusa

O diretor de campanha da candidatura presidencial de Marisa Matias considerou hoje positiva a ligeira redução da abstenção que as previsões apontam, afirmando no entanto que "é uma abstenção elevada e muito acima do desejado".

"Saudar o ato democrático pela forma civilizada e democrática como decorreu. As projeções que temos dão uma ligeira redução da abstenção em relação ao último ato eleitoral o que registamos como positivo porque houve nos últimos quatro anos, fruto das políticas de austeridade, uma emigração de mais de meio milhão de pessoas, que infelizmente não conseguem participar no ato eleitoral", disse Fabian Figueiredo aos jornalistas no Coliseu do Porto, o quartel-general de Marisa Matias para a noite eleitoral de hoje.

Apesar desta ligeira redução, o diretor de campanha da candidata apoiada pelo BE considera que "mesmo assim, no geral, é uma abstenção elevada e muito acima do desejado".

"Esperamos e saudamos toda a gente que participou neste ato eleitoral, dando-lhe a dignidade que ele merece", disse ainda.

Na Salão Jardim do Coliseu do Porto estavam já muitos apoiantes de Marisa Matias, que chegou às 19:30 ao local, para além de um batalhão de jornalistas que acompanham esta noite eleitoral, que ao contrário daquilo que é normal decorre no Porto e não em Lisboa.

Ouviram-se muitas palmas à chegada Marisa Matias, que entrou na sala com um ramo de camélias nos braços, acompanhada pela porta-voz do BE, Catarina Martins, e pelo mandatário nacional, António Capelo, e pelo antigo coordenador do Bloco João Semedo, estando à sua espera deputados como José Soeiro e Luís Monteiro.

A taxa de abstenção nas eleições presidenciais de hoje deverá ficar entre os 48% e os 53%, de acordo com as previsões avançadas às 19:00, por três estações televisivas (RTP, SIC e TVI).

+ notícias: Política

Parlamento vai ouvir ministra da Administração Interna sobre crimes de ódio e insegurança

A Comissão de Assuntos Constitucionais aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um requerimento do PCP para a audição urgente da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, sobre prevenção de crimes de ódio em Portugal, depois do caso ocorrido no Porto.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".