Urnas encerraram às 19:00 em Portugal Continental e na Madeira

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 jan (Lusa) -- As mesas de voto para as eleições legislativas encerraram hoje às 19:00 em Portugal Continental e na Madeira, fechando uma hora depois nos Açores, devido à diferença horária.

Mais de 9,7 milhões de eleitores foram hoje chamados a escolher o novo Presidente da República, que irá substituir Cavaco Silva, sendo dez os candidatos, o que constitui um recorde de nomes no boletim de voto.

Se um dos candidatos obtiver mais de 50 por cento dos votos será eleito já hoje chefe de Estado, mas caso contrário haverá uma segunda volta, a 14 de fevereiro, com os dois concorrentes mais votados.

Às 19:00, as três estações televisivas (RTP, SIC e TVI) apontavam para uma taxa de abstenção entre os 48 por cento e os 53 por cento.

Neste ato eleitoral, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) apresentou duas deliberações, a primeira das quais sobre as declarações do líder do CDS-PP, Paulo Portas, após este ter votado, em Caxias.

Paulo Portas afirmou aos jornalistas que "se houver uma boa participação hoje, o assunto pode ficar resolvido à primeira volta" e que ele é "daqueles que acha que o que se pode resolver à primeira volta não se deve deixar para uma segunda”.

Para CNE, estas declarações podem “ser entendidas como declaração de apoio” a um candidato.

Este órgão considerou ainda que a cobertura da RTP à votação do candidato Marcelo Rebelo de Sousa teve uma “duração desmensurada” em relação às outras nove candidaturas, tendo deliberado nesse sentido.

Além destas duas questões, a votação para Presidente da República está a ser marcada pela tranquilidade do processo.

O único registo de boicote à votação, motivado pela reivindicação da população pela construção da linha de metro aconteceu na freguesia do Muro, concelho da Trofa, em que as urnas não abriram às 08:00.

Minutos depois de ter votado para as eleições presidenciais na 1.ª secção do agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão, na freguesia da Estrela, em Lisboa, o atual Presidente da República desejou um "dia tranquilo".

"Acabei de cumprir o meu dever, votando. Há bem poucos dias disse que nunca tinha feito um único comentário sobre estas eleições e que ia manter essa atitude até ao fim e expliquei porquê. E, hoje, faço questão de manter a palavra dada", afirmou o chefe de Estado.

Para o sufrágio de hoje estão inscritos 9.741.792 eleitores, mais 85.318 do que em 2011.

+ notícias: País

Jackpot de 166 milhões de euros sem vencedor mas prémios a caminho de Portugal

Não foi desta que o montante "chorudo" do Euromilhões foi atribuído. Para o sorteio 033/2024 desta sexta-feira estavam em jogo 166 milhões de euros.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.

Libertados suspeitos de tráfico de droga e violência doméstica devido à greve dos oficiais de justiça

A greve dos funcionários judiciais levou a que mais cinco detidos tenham hoje sido colocados em liberdade por se ter esgotado o prazo para apresentação a interrogatório judicial, adiantou o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ).