Associação dos Comerciantes do Porto contra suspensão de rotas da TAP

| Economia
Porto Canal com Lusa

Porto, 19 jan (Lusa) -- O presidente da Associação dos Comerciantes do Porto, Nuno Camilo, disse hoje à Lusa que a decisão de suspensão de quatro rotas da TAP a partir do aeroporto Francisco Sá Carneiro "prejudica gravemente o comércio" da região.

"Hoje a cidade do Porto não é só uma cidade de comércio, é uma cidade de turismo e esse turismo traz capitais, traz pessoas, traz iniciativas que vão fornecer indiretamente o comércio quer em termos de receita quer em termos de consumo. E isto, do nosso ponto de vista, prejudica-nos bastante", afirmou Camilo.

A decisão da TAP de suspender os voos entre o Porto e Barcelona (Espanha), Bruxelas (Bélgica), Milão e Roma (Itália) "vai prejudicar e pôr em causa futuros investimentos de empresas e entidades e (...) começa a criar uma centralidade em Lisboa fora do comum".

Já esta manhã, a Associação Comercial do Porto condenou a suspensão pela TAP de quatro voos com partida do Porto para Barcelona, Milão, Bruxelas e Roma, considerando-a "lamentável" e "altamente prejudicial para as empresas e para a economia do Norte".

A Câmara Municipal do Porto desvalorizou a decisão, avançando que a suspensão das quatro rotas "não preocupa", uma vez que estas cidades são ligadas através de outros operadores.

Por seu lado, o secretário-geral do Eixo Atlântico comparou a suspensão com as consequências da subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

"Na TAP era uma situação que já se adivinhava face à máfia de privatização do anterior Governo. O caso dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo corresponde à mesma lógica, suspeita, de favorecimento do lucro privado", afirmou hoje à Lusa o secretário-geral daquela associação transfronteiriça, Xoan Mao.

A TAP anunciou na segunda-feira que vai suspender a partir do domingo de Páscoa quatro voos do Porto e outros cinco de Lisboa com ligação a diferentes cidades europeias, que classificou como "rotas deficitárias".

Fonte da transportadora aérea já tinha confirmado na segunda-feira à agência Lusa que a rota Lisboa-Bogotá-Panamá-Lisboa será suspensa bem como a ligação a Manaus (Lisboa-Manaus-Belém-Lisboa), que contará com "ligações otimizadas" asseguradas pela companhia Azul, de David Neeleman, acionista da TAP.

Estas ligações serão suspensas também a partir de 27 de março.

TDI (PD/SP/JNM/PYT/ABYC) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Atualização da Euribor traz mínimos desde julho passado

A taxa Euribor desceu esta segunda-feira face à passada sexta-feira e a três e a seis meses para mínimos desde outubro e julho, respetivamente. Com estas alterações, a Euribor a três meses, que baixou para 3,824%, permanece acima da taxa a seis meses (3,791%) e da taxa a 12 meses (3,658%).

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.