Suspensão de rotas pela TAP é "injusta" e de "alguma má fé" - Autarca de Gaia

| Economia
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, 19 jan (Lusa) -- O presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, classificou hoje de "errado", "injusto" e de "alguma má-fé" o anúncio da suspensão pela TAP de quatro voos com partida do Porto para Barcelona, Milão, Bruxelas e Roma.

"É uma decisão completamente errada, muito injusta e que, a meu ver, comporta alguma má-fé, porque se percebeu, desde há uns tempos a esta parte -- e, aliás, isso foi denunciado --, que estava em preparação este modelo que fragiliza enormemente o País e, em particular, a região", considerou Eduardo Vítor Rodrigues, em declarações à Lusa.

O presidente de Gaia diz que esta é uma decisão "totalmente errada de uma administração que olha para estas rotas numa lógica meramente economicista" ou se calhar até nem isso, "porque do ponto de vista economicista fazia sentido manter estas rotas e não fazer uma gestão de contabilidade reducionista".

"A TAP dá um péssimo exemplo, e se a TAP não quer a região, vai chegar um momento em que a região também não vai querer a TAP e o mercado vai funcionar. Esse é um perigo que a TAP também corre", atesta o autarca, acrescentando que não estão em causa "rotas para cidades escondidas no meio de duas montanhas", mas sim "rotas para cidades absolutamente centrais da Europa, e com as quais temos até relações de vários níveis, com a universidade, com a atividade económica em geral".

A TAP anunciou na segunda-feira que vai suspender a partir do domingo de Páscoa quatro voos do Porto e outros cinco de Lisboa com ligação a diferentes cidades europeias, que classificou como "rotas deficitárias".

Na sua página oficial na rede social Facebook, a transportadora aérea informou que vai suspender os voos entre o Porto e Barcelona (Espanha), Bruxelas (Bélgica), Milão e Roma (Itália) e entre Lisboa e Gotemburgo (Suécia), Hanôver (Alemanha), Zagreb (Croácia), Budapeste (Hungria) e Bucareste (Roménia).

A TAP Portugal justifica a suspensão para otimizar a sua operação de forma a melhorar a "rentabilidade da companhia", uma vez que estas nove rotas são deficitárias.

Fonte da transportadora aérea já tinha confirmado na segunda-feira à agência Lusa que a rota Lisboa-Bogotá-Panamá-Lisboa será suspensa bem como a ligação a Manaus (Lisboa-Manaus-Belém-Lisboa), que contará com "ligações otimizadas" asseguradas pela companhia Azul, de David Neeleman, acionista da TAP.

A Associação Comercial do Porto também condenou hoje a suspensão pela TAP de quatro voos com partida do Porto para Barcelona, Milão, Bruxelas e Roma, considerando-a "lamentável" e "altamente prejudicial para as empresas e para a economia do Norte".

CCM (PD/ SP/JNM) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.