Suspensão de rotas da TAP não deve ter "impacte negativo" - Câmara de Matosinhos

| Economia
Porto Canal com Lusa

Matosinhos, Porto, 19 jan (Lusa) -- O presidente da Câmara de Matosinhos considerou hoje que a suspensão pela TAP de quatro voos com partida do Porto para Barcelona, Milão, Bruxelas e Roma não terá um impacte significativo, valorizando o aumento das ligações com Lisboa.

Em declarações à Lusa no âmbito do anúncio da TAP ir suspender a partir do domingo de Páscoa quatro voos do Porto para Barcelona, Milão, Bruxelas e Roma, Guilherme Pinto, acredita que não haverá um "impacte negativo" com esta medida se existirem, como contrapartida, reforços com destinos que mais interessem à região.

"A suspensão de quatro voos internacionais a partir do Porto não terá um impacte significativo desde que sejam reforçadas as ligações que mais interessam à região. Nesse sentido, creio que o anunciado incremento das ligações com Lisboa constitui, para já, uma boa contrapartida".

A TAP anunciou na segunda-feira transata, dia 18, que vai suspender a partir de 27 de março quatro voos do Porto e outros cinco de Lisboa com ligação a diferentes cidades europeias, que classificou como "rotas deficitárias".

Na sua página oficial na rede social Facebook, a transportadora aérea informou que vai suspender os voos entre o Porto e Barcelona (Espanha), Bruxelas (Bélgica), Milão e Roma (Itália) e entre Lisboa e Gotemburgo (Suécia), Hanôver (Alemanha), Zagreb (Croácia), Budapeste (Hungria) e Bucareste (Roménia).

A TAP Portugal justifica a suspensão para otimizar a sua operação de forma a melhorar a "rentabilidade da companhia", uma vez que estas nove rotas são deficitárias.

A Associação Comercial do Porto também condenou hoje a suspensão pela TAP de quatro voos com partida do Porto, considerando-a "lamentável" e "altamente prejudicial para as empresas e para a economia do Norte".

CCM (PD/ SP/JNM) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.