Francisco Assis recorda "o mais brilhante parlamentar" da democracia portuguesa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 jan (Lusa) -- O ex-líder parlamentar do PS Francisco Assis lamentou hoje a morte de Almeida Santos, que recordou como "o mais brilhante parlamentar" da democracia portuguesa e "um homem generoso".

"O doutor Almeida Santos marcou de forma indelével as últimas décadas da nossa vida pública. Foi um lutador pela liberdade e pela consolidação da democracia. Teve um papel absolutamente essencial nos anos iniciais do nosso regime democrático", afirmou Francisco Assis, em declarações à agência Lusa.

O ex-presidente da Assembleia da República e do PS morreu na segunda-feira, em sua casa, em Oeiras, com 89 anos, pouco antes da meia-noite, depois de se ter sentido mal após o jantar, disse fonte da família à agência Lusa.

Francisco Assis, que foi líder parlamentar do PS enquanto Almeida Santos era presidente da Assembleia da República, destacou as qualidades de orador e de "legislador incansável" do ex-dirigente socialista, considerando que foi "o mais brilhante parlamentar da nossa democracia".

"Um homem de uma cultura vastíssima, uma das maiores referências da nossa vida pública e um cidadão exemplar", afirmou Assis, sublinhando ainda que Almeida Santos era também "um homem generoso" e "muito atento ao sofrimento humano".

"Era também, e eu tive a oportunidade e o privilégio de conviver com ele, um homem com um profundo sentido humano, com características pessoais que também o notabilizavam. Não era apenas um homem que proclamava a necessidade de combater. Constatei a sua preocupação profunda em atender às carências concretas e imediatas dos outros", disse.

Assis sublinhou ainda que António de Almeida Santos "foi um homem, mais cedo que outros, percebeu o verdadeiro significado da globalização, no que ela comportava de positivo e de negativo, era uma inteligência superior".

O corpo de António Almeida Santos vai estar hoje, a partir das 17:00, em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, e será cremado na quarta-feira, no cemitério do Alto de São João, também em Lisboa, pelas 14:00.

SF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.