BE lembra "o lutador pela liberdade"

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 jan (Lusa) - O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, associou-se hoje ao momento de pesar constituído pela morte de António Almeida Santos, lembrando "o homem, o político e o lutador pela liberdade".

"Da parte do BE, queremos associar-nos ao momento de pesar que é vivido, damos esta nota de pesar e das condolências à sua família e aos seus amigos e ao PS, lembrando o homem, o político, o lutador pela liberdade, o lutador pela democracia e o presidente da Assembleia da República, que deixou também na sua vida enquanto parlamentar uma marca bastante forte", afirmou Pedro Filipe Soares.

O líder da bancada do Bloco começou por sublinhar que António Almeida Santos teve uma "vida marcada pelo combate pela liberdade".

"Foi um dos mais destacados resistentes contra o fascismo em Portugal na luta para vencer a ditadura e conseguirmos ter a democracia e a liberdade no nosso país", declarou Pedro Filipe Soares, aos jornalistas, no parlamento.

O presidente honorário do PS, António Almeida Santos, morreu na segunda-feira em sua casa, em Oeiras, com 89 anos, pouco antes da meia-noite, depois de se ter sentido mal após o jantar.

O corpo de António Almeida Santos vai estar hoje, a partir das 17:00, em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, e será cremado na quarta-feira no cemitério do Alto de São João, também em Lisboa, pelas 14:00.

ACL // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.